Escola Básica de Pedrouços vence concurso nacional

Escola Básica de Pedrouços vence concurso nacional

O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR), em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Pedrouços e a Câmara Municipal da Maia, realizou hoje, dia 30 de maio, a Festa de Entrega de Prémios do Concurso “Escola Alerta!” 2022/2023, no Pavilhão Municipal de Pedrouços 13.

O evento contou com a presença de Rodrigo Ramos, presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação; Sérgio Almeida, diretor do Agrupamento de Escolas de Pedrouços; Isabel Carvalho, presidente da Junta de Freguesia de Pedrouços e Emília Santos, vice-presidente da Câmara Municipal da Maia.

O concurso, que já vai na 19ª edição, tem como objetivo «estimular e despertar as crianças, nestas idades mais jovens, para a importância de garantirmos que qualquer pessoa não deve ser excluída da sociedade» explica ao Maia Hoje, Rodrigo Ramos, acrescentando «o modelo é coloca-los a pensar e a fazerem trabalhos, que depois sabem que se forem os trabalhos mais interessantes serão premiados».

Entre 33 trabalhos de 26 escolas de todo o país, a Escola Básica de Pedrouços conquistou o primeiro lugar devido ao trabalho intitulado “Lugar de gente ainda mais feliz”, onde abordou o tema da deficiência e acessibilidades. Alunos e professores desafiaram-se a construir maquetes que envolvessem a criação de acessibilidades para os deficientes «trata-se de cidadania, de envolver as crianças desde pequeninas, em compreender o próximo, em compreender as pessoas diferentes e aceita-las da mesma forma que as outras» explicou Sérgio Almeida.

Em entrevista ao Maia Hoje, Emília Santos falou da importância que este concurso tem para a Maia «significa que o concelho está a trabalhar bem nestas questões da prevenção, na promoção da igualdade, no combate à discriminação» e acrescenta «as escolas são verdadeiras oficinas, onde as crianças acabam por perceber, apreender e passar para casa também, a importância destes valores».

Compartilhar este post