Empresas da Maia compram ações da dona da TVI

Empresas da Maia compram ações da dona da TVI

Zenithodyssey e Fitas & Essências entre os novos acionistas da Media Capital.

Vários jornais avançaram esta sexta-feira que numa série de comunicados enviados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Media Capital anunciou a entrada de quatro novos acionistas, dos quais fazem parte duas empresas da Maia, que agora detêm 43,5% da dona da TVI.  

As empresas Triun, Zenithodyssey, Fitas & Essências e, em nome individual, o empresário Manuel Ferreira Lemos, juntamente com a apresentadora Cristina Ferreira, detêm 43,5% do capital da empresa. Fica só a faltar conhecer quem são os detentores dos restantes 20,5% vendidos pela Prisa, que ao lado de Mário Ferreira, dono da Douro Azul, e do NCG Banco completam a estrutura acionista da Media Capital.

Segundo o Jornal de Negócios, neste lote de cinco novos acionistas, é a Triun que fica com a maior fatia da dona da TVI, após ter anunciado a compra de 16.902.636 ações, representativas de 20% do capital e dos direitos de voto da Media Capital, num acordo concluído a 03 de setembro.

O segundo maior acionista deste lote é a sociedade Zenithodyssey, que adquiriu 16% das ações da Media Capital, no mesmo dia.

Esta sociedade, com sede em Guimarães é detida em 50% pelo grupo de tintas CIN, sediado na Maia; 18% pela empresa têxtil Polopique, com sede em Santo Tirso; 12% pela sociedade Volume Volátil, com sede em Fafe; 10% pela sociedade imobiliária Alfredo & Carlos, com sede em Creixomil, e ainda, com igual percentagem, pela Zafgest.

Depois da Zenithodyssey, surge na lista de novos acionistas da Media Capital, com 3%, a sociedade Fitas & Essências, constituída na Maia em janeiro de 2019, tendo por objeto a prestação de serviços de desenvolvimento de design e I & D na indústria de confeção de vestuário em série.
Aos novos donos da TVI junta-se ainda Manuel José Lemos de Ferreira Lemos, administrador do hospital Terra Quente, em Mirandela, que adquiriu 2% da Media Capital, ficando atrás de Cristina Ferreira, com 2,5%.

Fotografia com direitos reservados

Compartilhar este post