Educação e o seu Futuro foi tema de debate

Educação e o seu Futuro foi tema de debate

No passado dia 14 de janeiro, o Auditório do Fórum Jovem da Maia foi palco de discussão de assuntos como a “Educação, Cidadania e Futuro”.

Organizado por Carlos Magalhães, cronista no nosso jornal e fundador do MCD (Movimento de Cidadania Democrática), o evento contou com várias personalidades que se relacionam com o tema principal deste fórum: a educação.

Para Carlos Magalhães a preocupação são os «problemas dos professores porque a qualidade do ensino tem a ver também com o conforto dos professores na sua atividade profissional» explicando que «vamos abordar a educação na sua perspetiva como bem essencial, como um fator de desenvolvimento e numa perspetiva de futuro».

Numa altura em que professores de todo o país estão em greve, exigindo melhores condições de trabalho e salariais, Carlos Magalhães admite que alguns professores não puderam marcar presença neste encontro, uma vez que se deslocaram para uma manifestação, desenvolvida em Lisboa. No entanto, o responsável enumera todos os presentes de diferentes ideias partidárias e diz que «somos um movimento independente, mas não ostracizamos os partidos políticos, nós achamos que eles são fundamentais no regime democrático. Agora também pensamos que a democracia não se esgota nos partidos e que é preciso dar voz à sociedade civil, que é o que temos feito com as nossas iniciativas».

Celso Monteiro, aluno da Universidade de Coimbra e um dos oradores este evento, abordou o futuro da educação «hoje em dia a educação é um dos fatores mais contestados e quem olha para a educação, o futuro é muito sombrio» acrescentando que «há problemas estruturais que são ignorados pelos nossos governantes».

A abertura dos trabalhos ficou a cargo de Emília Santos, vereadora da educação da Câmara Municipal da Maia, que referiu que «a autarquia tem um papel muito importante neste processo de mudança, que todos desejam, não só todos os profissionais de educação, que hoje estão na rua, mas também a própria sociedade civil quer mudança a nível de educação». A autarca fala ainda de um desafio maior que é «promover a mudança através da introdução de projetos que humanizem a escola».

Na plateia esteve Márcia Passos, deputada do PSD na Assembleia da República que sublinhou a importância desta iniciativa «acho que o Fórum deve estar sempre presente connosco e devemos sempre refletir e debater este tema». Quanto ao que está a acontecer no país, a nível de educação, Márcia Passos refere que está na altura de «repensar em todo o sistema educativo (…) têm, de facto, de repensar um modelo que aposte nestes profissionais que são essenciais ao crescimento do país».

Livro “Da Maia nasceu Portugal”:

Carlos Magalhães apresenta , dia 21 de janeiro, pelas 15h00, no Café Concerto do Fórum da Maia, a sua mais recente obra “Da Maia nasceu Portugal”, edição apoiada pelo departamento da cultura da edilidade maiata. A entrada é gratuita.

Compartilhar este post