«É um sentimento que não sei descrever! Podíamos ser nós!»

«É um sentimento que não sei descrever! Podíamos ser nós!»

A convite da Embaixada da Ucrânia em Portugal, desde 17 de abril, a presidente da Junta de Freguesia da Cidade da Maia e vice-presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), Olga Freire, participou no Fórum Internacional de Comunidades e Cidades “Cimeira de Presidentes de Câmara, Cidades Unidas para o Futuro”, que se realizou em Kiev, Ucrânia.

Na Cimeira estiveram representados presencialmente 17 países e ainda várias personalidades como Jens Stoltenberg, Secretário Geral da Nato; Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia; Leendert Verbeek, presidente do Congresso dos Poderes Locais e Regionais da Europa e Denis Shmygal, primeiro-ministro Ucraniano.

O encontro teve como principal objetivo fortalecer os acordos de paz nas regiões ucranianas afetadas pela guerra «o Comité Europeu das Regiões está reunido para mostrar às autoridades ucranianas e ao povo ucraniano o nosso apoio contínuo e inabalável à liberdade, integridade territorial, soberania e futuro europeu da Ucrânia», disse o português Vasco Alves Cordeiro, presidente do Comité Europeu das Regiões, e ainda uma visita pelos locais mais afetados, de forma a que os autarcas pudessem sentir a realidade da guerra.

Olga Freire, em declarações ao MaiaHoje, considera que foi uma experiência intensa e impactante, «não vimos nada de novo, mas ver no local, ter o sentimento de estar naquele sítio, das pessoas que morreram ou ver os prédios partidos a meio e ver as mesas dentro das casas, é de facto aterrador e pensar, e se fosse na minha casa?…»

A presidente da Junta de Freguesia da Cidade da Maia acredita ainda que esta viagem, trouxe uma maior consciencialização «é um sentimento que não sei descrever! Podíamos ser nós!», disse a autarca, que acrescentou «devemos continuar a ajudar o povo ucraniano, dentro das nossas possibilidades, que são um povo fantástico e muito humilde». Vasco Alves Cordeiro enalteceu ainda a importância das «cidades e regiões de toda a Europa apoiarem e continuarem a ser solidários, custe o que custar ou quanto tempo demore».

A 19 de abril, durante a visita às cidades de Irpin e Bucha e às aldeias de Hostomel, Borodyanka, Andriivka, Makariv e Dmytrivka, mais afetadas pela invasão russa, Olga Freire, escoltada pela polícia local, contactou com o povo ucraniano que lhe transmitiu o agradecimento de toda a ajuda que Portugal tem dado, expondo que «ainda precisam da nossa ajuda para reconstruir as suas cidades».

Ontem, 20 de abril, a Comitiva Portuguesa, integrada por Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, os vice-presidentes da AMP, Jorge Sequeira, presidente da Câmara de São João da Madeira, Sérgio Humberto, presidente da Câmara da Trofa, bem como os autarcas de Mourão, João Fortes, e do Peso da Régua, José Manuel Gonçalves e Olga Freire, embarca numa viagem de comboio, organizada pelo Governo da Ucrânia, rumo à Polónia, onde irá permanecer até hoje, dia 21 de abril, data que marcará o seu regresso a Portugal.

Beatriz Fernandes (trainee)
Bruna Pinto Lopes, jornalista

Comitiva do Comité Europeu das Regiões, chefiada pelo presidente Vasco Cordeiro, visita destroços de guerra. Foto: União Europeia/ Wladyslaw Musiienko

Compartilhar este post