Dragão sofreu, mas venceu, carimbando a entrada direta na fase play-off da Liga Europa.
Na passada quinta-feira, no Estádio do Dragão, disputou-se a 8.ª e última jornada da fase de liga da UEFA Europe League, com o FC Porto a receber o Rangers, formação escocesa que já se encontrava eliminada da competição.
Aos 6 minutos, um mau passe entre Kiwior e Francisco Moura originou a perda de bola para a equipa escocesa. Na sequência da jogada, Gassama, assistido por Curtis, inaugurou o marcador, batendo o guardião portista Diogo Costa e colocando o Rangers em vantagem.
O FC Porto demorou a entrar no jogo, mas, após várias insistências, chegou ao empate aos 27 minutos. Rodrigo Mora, ao receber a bola na pequena área, rematou de forma certeira para o fundo da baliza escocesa, restabelecendo a igualdade no marcador.
A reviravolta surgiu pouco depois. Aos 36 minutos, Tavernier tentou amortecer a bola para Jack Butland e acabou por chocar com o guardião. Francisco Moura aproveitou a sobra e fez o 2-1 para os dragões. Ainda antes do intervalo, aos 41 minutos, surgiu novo golo para a equipa portista: na sequência da pressão exercida por William Gomes, Emmanuel Fernández introduziu a bola na própria baliza, ampliando a vantagem para 3-1.
Na segunda parte, o FC Porto mexeu no xadrez tático, com as entradas de Martim Fernandes, Borga Sainz, Pablo Rosário, Dennis Gül e Gabri Veiga para os lugares de Alberto Costa, William Gomes, Viktor Froholdt, Samu e Rodrigo Mora. Apesar das alterações e das várias investidas ofensivas dos portistas, o marcador não voltou a sofrer alterações.
Com este resultado, o FC Porto ascendeu ao 5.º lugar da Liga Europa, garantindo assim a entrada direta nos oitavos de final. De salientar ainda que o Braga assegurou igualmente o apuramento direto para os oitavos de final, ao terminar a fase de grupos no 6.º lugar.
Uma grande semana europeia para as equipas nacionais. 



