Doenças da boca são as mais frequentes mundialmente

Doenças da boca são as mais frequentes mundialmente

O Dia Mundial da Saúde Oral assinala-se anualmente a 20 de março com o objetivo de capacitar a população com conhecimento e motivação para cuidar da sua saúde oral.

Para além das funções essenciais como comer, respirar e falar, manter uma boa saúde oral é importante para a nossa autoconfiança, bem-estar e capacidade de socializar sem dor ou desconforto.

As doenças da boca são as doenças mais frequentes a nível mundial, e incluem as cáries dentárias, as doenças das gengivas e as perdas de dentes. A maioria destas doenças são preveníveis e tratadas com facilidade se detetadas precocemente.

Os pilares de uma boa saúde oral são a alimentação saudável, a escovagem de dentes e a proteção dos dentes. Deve-se ir ao dentista/higienista oral mesmo antes do aparecimento de doenças da boca, porque permite proteger os dentes de cáries e outras doenças. A manutenção de um estilo de vida saudável (evitando o tabagismo e o consumo de álcool) e condições socioeconómicas adequadas são também essenciais a uma boa saúde oral.

Em Portugal, de forma a promover a saúde oral desde o nascimento, tem-se investido na prevenção das doenças da boca logo na gravidez. Quer através do acesso a consultas de higiene oral/medicina dentária/estomatologia (encaminhado pelo médico de família), quer através da emissão de cheques-dentista em idades-chave, pretende- se garantir equidade no acesso de todas as crianças a cuidados de saúde dentários e a consequente diminuição da prevalência das doenças orais logo nos primeiros anos de vida.

Mas sem dúvida que o papel principal na manutenção de uma boa saúde oral é de cada um de nós. Cabe a cada pessoa zelar pela saúde da sua boca, adotando um estilo de vida saudável e uma alimentação equilibrada, pobre em açúcares e rica em fruta e legumes. E, claro, sem esquecer a escovagem dos dentes com pasta de dentífrica fluoretada duas vezes por dia.

Bibliografia: Relatório global sobre o estado de saúde oral https://www.who.int/team/noncommunicable-diseases/global-status-report-on-oral-health-2022

Cristina Ribeiro, Enfermeira/Gestora do PNPSO
Daniela Lima, Médica Interna de Saúde Pública

Compartilhar este post