Dia Mundial dos Leprosos
Este ano celebra-se o 71º Dia Mundial dos Leprosos, uma data que tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a discriminação exercida sobre os doentes com lepra, assim como promover a ajudar dos leprosos e a sua reintegração social.
Instituído em 1954 pela Organização das Nações Unidas, a pedido de Raoul Follereau, apóstolo dos leprosos do século XX, este dia é assinalado no último domingo de janeiro em honra de Ghandi, falecido neste dia, que afirmou «eliminar a lepra é o único trabalho que não consegui completar na minha vida».
Nesta perspetiva, a Associação Portuguesa de Solidariedade Mundo Unido João Paulo II está a desencadear uma campanha para chamar a atenção deste dia (cartaz em baixo).
O que é a doença de lepra?
A lepra, doença de Hansen, hanseníase ou doença de Lázaro, é uma doença infeciosa crónica. O contágio da lepra não se faz facilmente e a doença é curável, desde que instituído atempadamente e cumprido até ao fim. A doença não se transmite num contacto esporádico com alguém infetado, não é transmitida de mãe para filho, nem através de relações sexuais.