Dia Mundial do Livro celebrado com a oferta de flores na Biblioteca da Maia
Os primeiros cinquenta leitores a fazerem um empréstimo na Biblioteca Municipal da Maia recebem uma flor para assinalar o “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”, que se comemora hoje.
Hoje dia 23 de abril, é comemorado o “Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor”. Durante todo o mês de abril a Biblioteca Municipal da Maia assinala a efeméride com a organização de diversas atividades, que tiveram início no passado dia 2 de abril, com o “Dia Internacional do Livro Infantil”.
A Biblioteca da Maia irá ainda distribuir marcadores de livros ao longo do dia de hoje e oferecer uma flor aos leitores dos primeiros 50 empréstimos, cumprindo assim uma tradição catalã ligada aos livros, onde, no dia de São Jorge, 23 de abril, é costume oferecer uma rosa a quem comprar um livro.
No que se refere a atividades, além de marcar presença em escolas com histórias e oficinas, a Biblioteca da Maia, às 18 horas, acolhe o lançamento do número especial da “Revista da Maia – Nova Série” que é inteiramente dedicado às comemorações dos 500 anos do Foral da Maia. Às 19h30, terá lugar a sessão de reconhecimento aos utilizadores com mais empréstimos em 2020, os “Óscares da Leitura”, inclui a apresentação de uma história em que «as personagens ganham vida», segundo a Câmara Municipal.
A Unesco escolheu a data do Dia Mundial do Livro em 1995, em Paris, durante o XXVIII Congresso Geral. O dia 23 de abril foi escolhido por ser a data da morte de três grandes escritores da história, William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega.