Dia Mundial do Cinema

Dia Mundial do Cinema

A cinco de novembro celebra-se anualmente o Dia Mundial do Cinema.

Ao cinema atribuiu-se o título de Sétima Arte, uma designação dada pelo italiano Ricciotto Canudo, na obra “Manifesto das Sete Artes”, em 1912.

Sendo uma palavra abreviada, cinema resulta da palavra “cinematógrafo”. O termo “cine”, de origem grega, significa movimento, e o sufixo “ágrafo”, refere-se ao ato de gravar. Posto isto, a palavra cinema pode ser definida como movimento gravado.

As produções cinematográficas exercem forte influência sobre as emoções humanas, levando milhares de pessoas aos cinemas, produzindo riso, choro, medo ou outros sentimentos a qualquer altura do dia.

Sala de Cinema
Foto: D.R.

Em 1895, Paris teve a primeira sessão pública de cinema, que foi organizada pelos irmãos Auguste e Louis Lumière. Utilizando um aparelho chamado “cinematógrafo”, imagens em movimento foram projetadas numa tela gigante para cerca de 30 espetadores.

Georges Mèliés inseriu a performance teatral na linguagem cinematográfica. Baseado na obra de Júlio Verne criou o filme “Viagem à Lua”, exibido em 1902, que levou o cinema a um novo patamar devido o uso de efeitos especiais.

A partir de então, o cinema cresceu como forma de contar histórias, difundir a cultura e propagar o conhecimento. O desenvolvimento de equipamentos e a evolução tecnológica permitiram que a arte se aproximasse do público cada vez mais com realismo.

Fonte: Calendarr

Compartilhar este post