Dia Mundial da Obesidade

Dia Mundial da Obesidade

A data pretende sensibilizar para a doença e implicações na saúde. Para combater a obesidade, a APCOI lança, hoje, uma aplicação para desafiar famílias a sair do sofá.

Hoje, dia quatro de março, destacamos a importância da promoção da alimentação saudável e a prática de exercício físico regular, enquanto estratégias para a prevenção desta doença, em especial a infantil e juvenil.

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) lança, hoje, Dia Mundial da Obesidade, um jogo gratuito, intitulado de “Heróis da Fruta”. O jogo de animação é inspirado na série de animação que estreou recentemente na televisão com as vozes de Jessica Athayde e Diogo Amaral e no projeto educativo com o mesmo nome que a associação promove nas escolas há 10 anos.

Trata-se de uma “caça ao tesouro” dos tempos modernos, onde incentiva as famílias a caminhar ao ar livre, de telemóvel na mão, à procura dos 500 baús à solta pelas ruas do país, espalhados em múpis e cartazes presentes em mais de 100 municípios portugueses parceiros deste projeto.

Cada baú contém uma saqueta de cartas escondida, que é revelada quando lhe é apontada a câmara do smartphone. Há centenas de cartas para colecionar e segredos para descobrir sobre alimentação saudável, mas também há missões para completar ou até pontos que valem prémios.

Todos os jogadores que ficarem entre os 100 primeiros lugares no ranking nacional de pontuação ganham bilhetes para o cinema. Existem também outros prémios exclusivos para as crianças participantes no projeto escolar como vouchers para parques temáticos, zoológicos ou aquários. Mas para o jogador que ficar em primeiro lugar na app está reservado o prémio mais desejado por todos: a visita dos personagens Heróis da Fruta à sua escola.

Para facilitar a vida a miúdos e graúdos, há um mapa com a localização dos diferentes baús que podem ser encontrados de Norte a Sul e nas ilhas, disponível em: https://www.heroisdafruta.com/p/mapa-do-tesouro.html

A app Hérois da Fruta encontra-se já disponível nas app stores de dispositivos móveis iOS e Android.

Compartilhar este post