Dia Internacional dos Estudantes

Dia Internacional dos Estudantes

A 17 de novembro celebra-se o Dia Internacional dos Estudantes. Foi em 1939 que um grupo de estudantes enfrentou as tropas nazis. Neste dia, as universidades fecharam e as forças nazis invadiram a sede da Federação Central de Estudantes Checoslovacos.

O dia Internacional foi criado em Londres, em 1941, pela atual União Internacional de Estudantes, com delegados de 26 países. Neste dia, os estudantes promovem o dia fazendo encontros entre eles, de diferentes nacionalidades.

A Palimpsesto propõe um artigo para promover este Dia Internacional dos Estudantes. Na Palimpsesto, plataforma digital de divulgação de ensaios académicos, qualquer estudante ou ex-estudante do ensino superior pode submeter os seus ensaios para apreciação e possível publicação a partir do site da plataforma, na secção “contribuir”, ou enviando email para o contacto lá disponibilizado. O objetivo da Palimpsesto é promover o acesso social e intelectual à investigação académica em ciências sociais e humanas, numa tentativa de aproximar a sociedade civil lusófona e a academia. 

Dos 36 ensaios já disponíveis, a plataforma conta de momento com publicações de alunos de Lisboa, Porto e Évora, provenientes de instituições como a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa; a Faculdade de Letras e o Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa; a Faculdade de Letras, da Universidade do Porto; e o Instituto de Investigação e Formação Avançada, da Universidade de Évora.

Fonte: Calendarr

Compartilhar este post