DGS lança manual sobre a prevenção da obesidade “na barriga da mãe”

DGS lança manual sobre a prevenção da obesidade “na barriga da mãe”

No dia em que se assinala o Dia Mundial da Obesidade, a DGS lançou um manual dedicado à alimentação na gravidez, sob o mote a “prevenção da obesidade começa na barriga da mãe”.

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção Geral de Saúde (DGS) publica esta quinta-feira, 4 de março, data em que se assinala o Dia Mundial da Obesidade, um manual dedicado à alimentação na gravidez, sob o mote a “prevenção da obesidade começa na barriga da mãe”.
Este manual inclui as mais recentes recomendações sobre macro e micronutrientes durante a gravidez e a lactação da EFSA – Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos.
Inclui também informação importante sobre o ganho de peso durante a gravidez, a ingestão de cafeína ou álcool e suplementação, questões frequentes nestas situações. Foram acrescentadas recomendações para casos específicos, como, por exemplo, para gestações múltiplas ou para mulheres que seguem um padrão alimentar vegetariano.
Esta nova edição do manual destaca também a obesidade na preconceção e na gravidez, e os cuidados de segurança alimentar a ter durante a gravidez. Por último, foram desenvolvidas algumas ferramentas de apoio que podem ser utilizadas na comunidade para a promoção da alimentação e nutrição adequadas a mulheres na gravidez e lactação.
Trata-se de um documento de cariz essencialmente técnico, mas no final de cada capítulo ou subcapítulo é apresentado um resumo, em linguagem acessível a todos, com a informação a reter e com interesse para a mulher grávida. Complementarmente, o manual apresenta também dois guias com informação clara, grafismo apelativo e orientado para o público em geral.
Com esta atualização, que utiliza a evidência científica mais recente, disponibilizamos um documento de referência para todos os profissionais e também para as famílias que estará disponível e acessível on-line gratuitamente.
Os hábitos alimentares e o estilo de vida antes, durante a gravidez e amamentação influenciam a saúde da criança, nomeadamente o risco de contrair doenças como a obesidade. Assim, otimizar o estado nutricional precocemente e corrigir alguns comportamentos alimentares ainda antes e durante a gravidez trará benefícios a curto e a longo prazo, pelo que é necessário que os profissionais de saúde e as mulheres grávidas tenham o melhor conhecimento sobre a alimentação e nutrição adequadas durante esta fase tão importante do ciclo da vida.

Promover a saúde materno-infantil é mesmo considerado pela Organização Mundial da Saúde como uma oportunidade particular para a prevenção da obesidade e de outras doenças crónicas associadas.
Este manual foi elaborado em parceria com a ASAE, uma vez que apresenta um capítulo dedicado à importância da segurança alimentar durante a gravidez. Colaboraram ainda no manual reconhecidos especialistas da área da alimentação a nível nacional e a equipa técnica do PNPAS.

Manual: https://nutrimento.pt/activeapp/wp-content/uploads/2021/03/ManualGravidez_Final-3Marc%CC%A7o2021.pdf

Compartilhar este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *