DGS lança manual para orientar consumo e compra de alimentos

DGS lança manual para orientar consumo e compra de alimentos

Estou em isolamento social, e agora? O que devo comprar para assegurar as necessidades alimentares por um período mais longo de tempo, e evitar comportamentos menos adequados que prejudiquem  a boa gestão dos stocks por parte dos supermercados? Saiba tudo aqui. 

A Direção Geral de Saúde (DGS) lançou esta sexta-feira um manual com orientações na área da alimentação em situações de isolamento, como planear e o que comprar.

Existe ainda pouca evidência científica sobre a relação entre a COVID-19 e a alimentação. Contudo, «sabemos que um estado nutricional e de hidratação adequados contribuem, de um modo geral, para um sistema imunitário otimizado e para uma melhor recuperação dos indivíduos em situação de doença», adiantam.

As orientações disponibilizadas têm como objetivo «contribuir para uma compra de alimentos responsável e adequada a esta situação, incentivando a compra de alimentos que apresentem uma boa durabilidade e que, ao mesmo tempo, sejam promotores de uma alimentação saudável e permitindo reduzir a frequência de ida às compras».

Como planear?
Antes de ir às compras é essencial fazer um adequado planeamento. Para o planeamento da compra de alimentos, deverá ser tido em conta a necessidade de:

1.  Fazer uma lista de compras organizada – a lista de compras é uma ferramenta essencial para assegurar a compra de todos os alimentos que necessita, permitindo evitar as idas frequentes ao  supermercado;

2.  Para organizar a lista de compras DEVE:
• Verificar os alimentos que ainda tem disponíveis em casa
• Verificar a capacidade de armazenamento à temperatura de refrigeração e congelação;
• Planear as diferentes refeições que pretende fazer, assegurando a utilização dos alimentos que ainda tem disponíveis em casa e de modo a que seja possível não esquecer todos os alimentos e ingredientes específicos e necessários para a sua confeção;
• Considerar a importância de incluir maioritariamente alimentos que fazem parte de um padrão alimentar saudável, ou seja, alimentos dos diferentes grupos da Roda dos Alimentos e respeitando as proporções recomendadas;

3. Planear comprar apenas aquilo que é necessário, sem exageros.

Leia o Manual aqui: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/03/05-PNPAS_V5.pdf

Compartilhar este post