Versão cénica do romance de Valter Hugo Mãe estreia hoje, às 19 horas no Auditório da Quinta da Caverneira. Canceladas as últimas sessões, de fim de semana, devido às restrições de recolher obrigatório.

Na sequência do Decreto nº 8/2020, que limita a circulação de pessoas nos fins de semana de 14/15 e 21/22 de novembro, entre as 13h00 e as 05h00, nos concelhos de maior risco de contágio, a peça “Desumanização”, 115ª criação do Teatro Art’Imagem, será exibida entre hoje, 10 de novembro, dia de estreia, e 13 de novembro, sempre às 19h00, no Auditório da Quinta da Caverneira.

“Desumanização” é uma versão cénica do romance “A Desumanização”, do consagrado escritor português Valter Hugo Mãe, prémio literário José Saramago, numa dramaturgia de Zé Pedro, com direcção e encenação de José Leitão, fundador e director da companhia. Esta é uma história de perda, luto e superação que nos faz questionar acerca dos limites (ou sua transgressão) da humanidade. Numa pequena aldeia abafada pela monumentalidade dos fiordes islandeses, Halldora surge em cena a partir da boca de Deus para nos contar como foi lidar com a morte de Sigridur, sua irmã gémea. Como preencher a metade que se perdeu? Como viver pelas duas? Como ocupar o outro lado do espelho? Halldora diz-nos que “O mundo mostrava a beleza, mas só sabia produzir o horror”.

“Desumanização” é Gelo, Terra e Fogo; é o “corpo interior da Islândia”.

Esta obra é, segundo o autor, «um autêntico cântico de amor à Islândia».
A encenação tal como a obra, vai à Islândia, como metafora de “Todo o Mundo” buscar referências para a sua ficção teatral, num olhar “estrangeiro” sobre um país e suas gentes e numa visão artística que confronta os vários olhares de que é feita a vida, entre o real e imaginário.

Texto: Valter Hugo Mãe; Dramaturgia: Zé Pedro; Direção e Encenação: José Leitão; Assistência de Encenação e Interpretação; Daniela Pêgo; Música André Barros; Figurino: Cláudia Ribeiro; Desenho de luz e Sonoplastia: André Rabaça; Espaço Cénico: José Leitão e José Lopes; Produção: Sofia Leal; Fotografia: Nuno Ribeiro; Ilustração do Cartaz: Rita Castro; Designer Gráfico: Tiago Dias.

M/14
70M

BILHETEIRA
• Mediante reserva prévia até à lotação do espaço permitida pela DGS.
• 5,00€ Normal
• 3,00€ Desconto para estudantes, M/65, Profissionais das Artes Cénicas e Desempregados
• Horário: 45 minutos antes do início do espetáculo.
Reservas e outras informações:
. teatroartimagem@hotmail.com
. 222084014 / 91 76 91 753 / 91 08 18 719

Seja um agente de Saúde Pública, cumpra as orientações e respeite as distâncias.

Deixe uma resposta