Deputados assistem a concerto Coral da Maia

Deputados assistem a concerto Coral da Maia

A convite da deputada maiata, Márcia Passos, o Coral Vox Cantable da Escola do Maestro Samuel Santos prepara-se para um concerto na Assembleia da República. Hoje, dia 13 de outubro, pelas 14h30, o deputados poderão ouvir as quatro vozes mistas deste Coral que pretendem promover a música vocal, a cultura e o concelho da Maia.

Composto por várias faixas etárias, este grupo dedica-se à interpretação de reportórios sacros e profanos de todas as épocas. O nome “Vox Cantaible” vem do latim que significa voz e cantável.

“Tem colaborado e realizado inúmeros espetáculos de carácter benemérito e filantrópico. Participou em diversos encontros de coros. A Convite da produtora DaMusTeArtes participou nos espetáculos “Elemento Ar” em 2013 e “Elementos Terra e Água” em 2013 realizados no Grande Auditório do Fórum da Maia. Realizou os espetáculos da Primavera no Mosteiro de Moreira em 2013 e 2014. Colaborou em eventos dinamizados pelo Rotary Clube da Maia, salientando-se um “flash mob” realizado na feira de artesanato da Maia em 2013. Celebrou na casa das artes no Porto o dia do advogado em 2014 a convite da Ordem dos advogados. Tem apoiado a associação “Pais Prematuros”, destacando-se nessa parceria o concerto realizado no “Corpus Christi” em V. Nova de Gaia. Em 2015 representou a cidade da Maia na abertura da BTL (bolsa de Turismo de Lisboa) numa iniciativa do gabinete de turismo da Maia e do turismo Porto e Norte. Realizou os concertos temáticos alusivos aos descobrimentos em Vila do Conde na Alfandega Régia e o Concerto “entre o Sacro e o Profano” na Igreja do Carmo, também em Vila do Conde. Ainda em 2015 realizará o terceiro concerto da primavera no mosteiro de Moreira. Participou no espetáculo “Elemento Fogo” no Fórum da Maia. Representou ainda, Portugal no festival internacional de coros em Praga na República Checa. Em 2016 salientamos a participação no IV encontro da primavera no mosteiro de Moreira, a Participação no espetáculo África na Exponor e na representação de Portugal no festival internacional de coros de Toscana, Itália. Em 2017 Honra com a sua presença o concerto comemorativo dos Caminhos de Santiago “Música no Caminho” Promovido pelo Gabinete de Turismo da Maia e pela Câmara Municipal da Maia. Em Julho do mesmo ano na sala Suggia da Casa da Música, participa no musical “Viagem no Tempo”. Em Agosto A Convite da Câmara Municipal de Vila do Conde realiza o concerto de Música Sacra “Amar o Mar”. Integra o Evento de 2017 da “Viagem Medieval em terras de Santa Maria”.

Vox Cantabile pretende representar a Maia tendo como horizontes a gravação de projetos áudio, mantendo a participação em festivais nacionais e internacionais, promovendo encontros e eventos corais de câmara e sinfónicos no nosso concelho. É desde a sua fundação, dirigido pelo mentor e fundador do projeto o Maestro Samuel Santos.

Compartilhar este post