David Marsh, perito de renome mundial, dará formação na Maia

David Marsh, perito de renome mundial, dará formação na Maia

12 docentes do Agrupamento de Escolas da Maia ainda frequentarão mais dois cursos internacionais sobre a abordagem CLIL (em Dublin e na República Checa).

Nos próximos dias 20, 21 e 22 de abril, o Agrupamento de Escolas da Maia irá receber o perito de renome mundial, David Marsh que estará acompanhado por Miriam J. Bernal, para dar formação aos docentes do Agrupamento interessados em implementar a abordagem CLIL (Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Idiomas) nas suas práticas pedagógicas.

A implementação desta abordagem CLIL foi implementada no AEMaia em 2019 com uma turma do 7ºano de escolaridade da Escola Secundária. O objetivo é continuar a aumentar o número de turmas que beneficiam da utilização desta abordagem. Com esse intuito, concorreu a um projeto Erasmus+ de mobilidade pessoal aprendente, de modo a promover formação para os docentes interessados, intitulado “Getting Into CLIL”.  Assim, a primeira atividade deste projeto será a formação dado por peritos internacionais.

O principal perito convidado é David Marsh, que apresenta um vasto currículo na abordagem CLIL em mais de 50 países, contribuiu para mais de 160 publicações e recebeu 5 diplomas do Reino Unido, Finlândia e Espanha. É doutorado, membro da Royal Society of Arts (Londres) e membro do Academic Advisory Council, EduCluster, University of Jyväskylä na Finlândia.

Já Miriam J. Bernal é professora assistente no Departamento de Educação da Universidade Europeia em Madrid, sendo Diretora do Mestrado em Educação Bilíngue. Tem várias qualificações académicas nas áreas de Tradução e Interpretação, Linguística do inglês, Estudos Interdisciplinares de Género, Educação para a Infância, Comunicação, Cultura, Sociedade e Política, e encontra-se a tirar o doutoramento em Filosofia e Ciências da Linguagem e um novo mestrado em Direitos Humanos.

Isaura Magalhães, a coordenadora responsável pela implementação da abordagem CLIL no AEMaia, considera que a presença destes peritos é uma oportunidade única de partilha de boas práticas e de inovação educacional e que é fundamental para captar a atenção de mais docentes para este projeto. Assim, este é mais um marco que irá contribuir para a continuidade do trabalho colaborativo e inovador, que tem vindo a ser desenvolvido no agrupamento.

O projeto Erasmus+ terá ainda mais dois cursos internacionais sobre a abordagem CLIL (em Dublin e na República Checa) que serão frequentados por 12 docentes do Agrupamento e receberá professores em formação e investigadores da Universidade da Catalunha.

No final deste projeto, pretende-se que, pelo menos, 12 professores com formação incluam a abordagem CLIL na sua prática diária. Assim, os alunos poderão beneficiar de todas as vantagens reconhecidas, nomeadamente uma maior consciencialização da multiculturalidade, um maior envolvimento e motivação por meio da contextualização de conteúdos em Inglês, um maior desenvolvimento linguístico e uma maior preparação para a vida académica e profissional.

Saiba mais sobre o CLIL

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