“D. Branca” festejou as 100 primaveras com família e amigos

“D. Branca” festejou as 100 primaveras com família e amigos

A ASMAN- Associação Solidariedade Social Mouta Azenha – Nova esteve em festa no pretérito dia 24 de novembro, com o 100º aniversário de Maria Branca Barbosa.

Foto: CM Maia/ Mário Santos

Esta data foi assinalada no Centro de Dia onde é utente deste 2015. Como não podia deixar de ser, a associação reuniu família e amigos da aniversariante, que acompanhados ao som de um saxofone, interpretado pelo octogenário Sr. Silva, cantaram os parabéns.

Natural da Foz do Douro, reside agora em Custóias, concelho de Matosinhos.

Teve três filhos, António Barbosa, Edgar Barbosa e Ana Pinto e tem ainda, quatro netos e uma bisneta.

Em conversa com um dos filhos, Edgar Barbosa contou ao Maia Hoje algumas curiosidades sobre a vida de “D. Branca”, como o facto de ter tido meningite aos seis anos de idade, doença que afetou a sua audição, levando-a a desistir da escola. Apesar deste problema «ela tem uma boa resistência e chegou a esta idade, o que eu acho fantástico». Até aos 80 anos ocupava o seu tempo com a costura e hoje gosta muito de pintar.

Vânia Preto, assistente social e diretora técnica da ASMAN, descreve “D. Branca” como «uma pessoa de características muito dóceis. Gosta de mimos, da delicadeza, é muito sensível e é alguém por quem temos muita estima».

Uma vez que não sabe ler nem escrever, o Centro de Dia tenta direcionar atividades mais artísticas, como expressão plástica, trabalhos manuais e ginástica. Assim “D. Branca” gosta de pintar, ver televisão e adora crianças, não abdicando de brincar com elas, envolvendo-se nas traquinices dos mais pequenos. 

Para celebrar as 100 primaveras, os restantes utentes confecionaram alguns dos doces e fizeram questão de lhe dedicar o poema “Quantos Anos Tenho” de José Saramago, declamado por Lourdes, utente com 93 anos.

O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, quis estar presente e dar os parabéns à senhora pela idade alcançada, oferecendo-lhe também uma prenda.

Foto: CM Maia/ Mário Santos

Compartilhar este post