Congresso na Maia promoveu a literacia em saúde

Congresso na Maia promoveu a literacia em saúde

Evento realizou-se este fim de semana, no Fórum da Maia e contou com a presença de Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos.

A primeira edição do Congresso da Saúde decorreu entre os dias 21 e 22 de maio, no Fórum da Maia. Organizado pela Associação para a Promoção da Literacia em Saúde (APLS) e com o apoio da Câmara Municipal da Maia, este evento integrou todas as ordens profissionais e a população em geral.

Francisco Ferrão, presidente da APLS, explicou que o objetivo deste evento é «mostrar a união de todos os profissionais de saúde; ensinar saúde, de forma gratuita e promover a literacia em saúde». Para isso, este evento permitiu à população, um espaço e tempo para que tenham profissionais de saúde a esclarecer as potenciais dúvidas sobre doenças, receber formação e participar em atividades que promovam o conhecimento em saúde.

O Congresso da Saúde contou com a presença de várias figuras conhecidas na área da saúde, nomeadamente, Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos. Em declarações ao Jornal da Maia, Miguel Guimarães considera este Congresso «muito importante e que serve um objetivo muito importante que é educar as pessoas e dar literacia na área da saúde». O médico não poupou elogios ao evento, dizendo que «para além dos debates específicos e todos os outros, acho que este Congresso é uma mais valia» acrescentando que «há aqui uma quantidade de preletores que são figuras conhecidas a nível nacional e que têm, obviamente, dado um contributo muito importante para a qualidade deste evento que a população da Maia merece».

Na sessão de encerramento, Francisco Ferrão revelou que irá realizar-se a segunda edição do Congresso da Saúde. Esta, decorrerá, novamente, na Cidade da Maia, entre os dias 20 e 22 de outubro de 2023.

Compartilhar este post