Congresso Internacional de Educação da LBV no dia 17 de novembro

Congresso Internacional de Educação da LBV no dia 17 de novembro

O 26º Congresso Internacional de Educação da LBV, decorre dia 17 de novembro de 2023, na cidade do Porto, com o tema: “Educação inclusiva: uma visão além do intelecto”. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a formação continuada de docentes, discentes, pesquisadores, profissionais de áreas ligadas à Educação, estudantes, pais, todos os que de alguma forma sentem e sabem a importância da educação para todos nós.

Segundo a Legião da Boa Vontade (LBV) o «encontro visa partilhar estratégias educacionais que possam ser direcionadas a estudantes com diagnósticos, a fim de se alcançar a equidade, uma vez que todos somos únicos nas nossas diferenças, mas igualmente necessitados de atenção ao ritmo e capacidade que trazemos como potencial pessoal». Nesse sentido, o evento apresentará contribuições e experiências de especialistas em práticas inclusivas, pensando juntos em como devemos agir em sala de aula, em situações geralmente muito diversas. «É preciso ter em conta as dificuldades de aprendizagem enfrentadas por crianças e adolescentes, considerando os seus aspetos físicos e cognitivos, e ainda dialogar sobre caminhos que levem apoio a alunos sobredotados, que podem não adaptar-se ao ensino dito “normal”» refere a LBV.

A palestra de abertura estará a cargo de Suelí Periotto, doutora e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, superintendente educacional e supervisora da linha pedagógica aplicada na rede de ensino da Legião da Boa Vontade, que abordará as boas práticas do Programa LBV -Potencializando Habilidades, que orienta professores para o desenvolvimento pedagógico de estudantes com distúrbios de aprendizagem e diagnósticos diversificados.

O evento conta com palestras de renomados especialistas: Ana Paula Gomes, da Coordenação do Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti; Maria Inês Cabrita, técnica superior de Educação Especial e Reabilitação; Sara Lima de Oliveira, psicóloga, do Centro de Desenvolvimento Infantil do Porto, Avaliação e Intervenção Especializada nas Perturbações do Neurodesenvolvimento.

Haverá, na parte da tarde, a partilha de atividades facilitadoras do envolvimento dos alunos com diagnósticos, em duas oficinas práticas, a serem ministradas por Susana Carrusca, psicóloga organizacional pela Faculdade de Psicologia da UL e Gestão de Recursos Humano pelo ISCTE e pela professora Gláucia Nunes, graduada em Educação Física, mestranda em Educação Especial na Escola Superior do Porto.

A inscrição é obrigatória e pode fazê-lo aqui: bit.ly/educacaolbv


Compartilhar este post