Concerto de Páscoa da Orquestra Clássica da Maia com «nota histórica»

Concerto de Páscoa da Orquestra Clássica da Maia com «nota histórica»

O Concerto de Páscoa da Orquestra Clássica da Maia, teve «nota histórica» referiu a Câmara Municipal da Maia.

O evento teve lugar na Igreja de Nossa Senhora da Maia, na noite de sábado, 23 de março, e contou com a participação do Ensemble Vocal Notas Soltas e do coro convidado, Pro Vocal Ensemble.

«Pela primeira vez na história da vida cultural do concelho da Maia, o público teve a possibilidade de ver e ouvir ao vivo, por uma Orquestra da Maia, a interpretação integral da celebérrima 5ª Sinfonia de L. V. Beethoven».

O concerto teve uma parte inicial constituída por três obras corais sinfónicas, abrindo com W.A.Mozart Ave Verum Corpus, seguindo-se G. Fauré Cantique de Jean Racine, indo para intervalo após fazer soar a obra do compositor maiato Victor Sampaio Dias “Estrela da Saudade”.

A segunda parte, inteiramente dedicada à 5ª Sinfonia de Beethoven, ficou marcada pela expressividade e por uma vigorosa energia, uma vez que o efetivo orquestral é constituído por jovens músicos, na sua esmagadora maioria, maiatos, sendo alguns deles alunos atuais e antigos do Conservatório de Música da Maia, este ano a celebrar os seus 25 anos de existência.

Emília Santos, presidente da Fundação Conservatório de Música da Maia, acredita que «apesar da sua curta carreira, já se impôs completamente no panorama de concertos orquestrais da região, é a comunidade concelhia da Maia que se afirma e eleva no contexto cultural e social nacional, considerando a notoriedade e reputação positiva que este projeto da Fundação tem vindo a consolidar».

António Silva Tiago sublinhou a dedicação destes músicos «a lição de vida que estes jovens músicos da Orquestra Clássica da Maia nos dão, advém da sua entrega e denodado empenho, ensaiando entusiasticamente, semana-a-semana, na Quinta dos Cónegos, para proporcionar à comunidade concelhia, o gosto de assistir aos seus concertos» e acrescentou que, segundo o Mestre Capela e Organista da Igreja da Lapa, Filipe Veríssimo, esta orquestra «protagonizou várias das melhores performances artístico-musicais da edição daquele certame, em 2023, arrebatando o aplauso unânime do público e da crítica, é atualmente um forte motivo de orgulho para a comunidade e um robusto atributo da marca identitária que o Município da Maia tem vindo a afirmar, quer no contexto regional, como a nível nacional e internacional».

Compartilhar este post