Colégio Novo da Maia dá as mãos pela Ucrânia

Colégio Novo da Maia dá as mãos pela Ucrânia

No âmbito do Projeto A+, o grupo três do 9.°Ano do Colégio Novo da  Maia, desenvolveu um projeto relacionado com a guerra na Ucrânia. Ontem, pela manhã, o Jornal da Maia foi até ao Colégio para conhecer esta iniciativa e assistir a uma atividade de solidariedade desenvolvida por estes alunos.  

Tendo em consideração o contexto atual e com o intuito de apelar à paz, os estudantes decidiram construir uma corrente humana, criada através da colaboração dos alunos do quinto e ao 12º ano.

Pedro Azevedo, um dos professores responsáveis deste projeto explica ao Jornal da Maia que o desafio passa por «desenvolver um trabalho de pesquisa e recolha de informação acerca de diferentes comunidades que vivem na Área Metropolitana do Porto (AMP), comunidades estrangeiras e que têm diferenças na sua cultura, língua e tradições». Neste caso «este grupo ficou com a comunidade de Leste e definiram o presente conflito entre a Ucrânia e a Rússia como sua prioridade para desenvolver este trabalho de projeto».

No fundo, o objetivo passa por «mudar as premissas em termos educativos, ou seja, serem eles próprios a pesquisar e a recolher informação que apreende (…) trocamos os papéis e demos-lhes a responsabilidade» terminou o professor.

José Cerqueira e Helena Mendes, responsáveis por esta iniciativa, referem que «o que nos chamou mais atenção foi o conflito entre a Ucrânia e a Rússia e o que nós queríamos era passar uma mensagem de paz e mostrar que em Portugal estamos a apoiar a Ucrânia».

No Jardim da Horta, espaço localizado no Colégio Novo da Maia, cerca de 1030 alunos, de 37 turmas, fizeram um minuto de silêncio e deram as mãos, mostrando união e apoiando o fim da guerra. Quanto ao balanço, José Cerqueira e Helena Mendes disseram que «correu bem, conseguimos passar uma mensagem, principalmente aos meninos mais novos».

Compartilhar este post