Cidade da Maia “aquece” politicamente em Agosto

Cidade da Maia “aquece” politicamente em Agosto

NOTÍCIA ATUALIZADA ÀS 18 HORAS*

Deputado Socialista assina convocatória para discussão de separação de freguesia. Presidente da Assembleia diz ser ilegal e «notícias falsas»

No passado dia 2 de Agosto deste ano, alegadamente terá sido publicado no Jornal de Notícias uma publicidade intitulada «Assembleia de Freguesia Cidade da Maia – Edital», a convocar para uma «Sessão Extraordinária», os «membros da Assembleia de Freguesia Cidade da Maia», a realizar hoje, 12 de Agosto, pelas 21h30m na Escola Príncipe da Beira, localidade de Gueifães, Cidade da Maia. A “convocatória” é assinada por Aires Oliveira, nº 2 da lista do PS à Freguesia Cidade da Maia e atual deputado do Partido Socialista à Assembleia de Freguesia, em representação dos «membros requerentes».

Segundo se lê na suposta convocatória de dois pontos, o primeiro tema a debater será «Discussão da proposta de desagregação de freguesias» e o segundo «Deliberação sobre a realização de uma Assembleia de Freguesia Extraordinária», ambos os temas acrescidos dos alegados suportes legais.

O MaiaHoje no sentido de comprovar esta “convocatória” e obter outros esclarecimentos, tentou contactar por diversas vezes o alegado autor da publicação, Aires Oliveira, sem sucesso, no entanto uma imagem da possível publicação está desde 4 Agosto às 15:17 na sua página pessoal do Facebook, não sendo mais uma vez possível confirmar se a publicação, apesar de ser na sua página, terá origem fidedigna.
Esta notícia, em pleno Agosto, mês habitualmente de férias, está a agitar a politica local dado que no Facebook oficial da Freguesia Cidade da Maia, em publicação, a presidente da Assembleia de Freguesia Cidade da Maia, Sandra Campos, assina um «Aviso», onde dá notícia da circulação da referida convocatória «Circulando nas redes sociais a existência de uma Assembleia de Freguesia da Cidade da Maia no dia 12 de agosto, cumpre-me informar que essa Assembleia de Freguesia Extraordinária não se realizará por a mesma ter sido convocada sem obedecer aos requisitos legais, isto é, por ter sido convocada ilegalmente», escreve e divulga, apelidando a publicação de «notícias falsas».

O Maiahoje contactou Sandra Campos que está de férias e confirmou a autoria do «Aviso» que mandou afixar no Facebook da autarquia. Quanto à alegada convocatória a presidente da Assembleia de Freguesia disse terem sido «cumpridos todos os trâmites legais» e que «foram feitas as devidas comunicações a quem de direito», razão pela qual «não vai haver Assembleia», disse, recusando-se a comentar qualquer outra questão colocada pelo jornalista.

*ACTUALIZAÇÃO

Cerca das 18 horas de hoje, o deputado socialista Aires Oliveira retribuiu as nossas chamadas e declarou ao jornalista que, de facto «trata-se de uma publicação verdadeira» e que assina «em nome dos requerentes», a saber «os cinco deputados do Partido Socialista, o os deputados da CDU e BE». Acrescentou ainda que o processo «não é recente» e que terá tido início em «21 de Abril», sem que tivesse sido feito algo, razão pela qual, ao abrigo da lei, procedeu em nome dos deputados à convocatória».

Compartilhar este post