Chuva, vento e agitação marítima forte em Portugal continental

Chuva, vento e agitação marítima forte em Portugal continental

Uma região depressionária (depressão Emma) centrada a oeste do arquipélago dos Açores, à qual estão associados sistemas frontais, irá afetar o estado de tempo durante esta semana, divulgou hoje a Proteção Civil.
Esta situação meteorológica caracteriza-se pela ocorrência de precipitação contínua com início hoje, dia 26, na região Sul, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e que se prevê, seja por vezes forte, de granizo e acompanhada de trovoada, a partir do final de dia 27.
Esta precipitação será de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, descendo temporariamente a cota para 600 metros na região Norte até ao início da manhã de dia 28.
O vento será fraco a moderado do quadrante sul, soprando por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas.
A partir de dia 28, prevê-se um a umento da intensidade do vento, tornando-se moderado a forte, com rajadas até 80 km/h, podendo chegar a 100 km/h nas terras altas.
A agitação marítima irá também aumentar a partir de dia 28, quarta-feira, com ondulação de sudoeste com 4 a 5 metros de altura significativa, em especial a sul do Cabo Mondego, prevendo-se que chegue a 6 metros no litoral da região Sul no dia 01, podendo atingir 12 metros de altura máxima.

Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa

Compartilhar este post