Cerca de 1,5 milhões de euros na Escola Básica da Maia

Cerca de 1,5 milhões de euros na Escola Básica da Maia

Durante a tarde da passada terça feira, dia 10 de janeiro, foram inauguradas as obras de beneficiação da Escola Básica da Maia.

A escola, inaugurada em 1993 por José Vieira de Carvalho, antigo presidente da Câmara Municipal e por Couto dos Santos, antigo ministro da educação, apresentava deficiências a nível funcional e a nível de estado de conservação, pelo que se impunha uma intervenção.

Emília Santos, vice-presidente da autarquia e vereadora da educação referiu que «passado todo este tempo, nós estamos a requalificar a escola, no sentido de criar instalações que sejam construtoras da felicidade» acrescentando que as crianças «já puderam testemunhar novos espaços de aprendizagem e novos espaços de brincadeira e um recreio extraordinário com 2 000 m2, todo ele com um piso adaptado para que eles possam cair e não se magoar».

A intervenção «com uma profundidade considerável, quer exteriormente quer interiormente» representou um investimento de 635 mil euros, «mas é só a parte construtiva, porque tudo o que é equipamento interior já ultrapassa um milhão de euros» disse António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia.

O ato inaugural contou, ainda, com a presença do Delegado Regional de Educação do Norte, Luís Carlos Lobo e da Fapemaia, da associação de pais da escola e do Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia.

Requalificação:

A empreitada implicou a reorganização do espaço de polivalente, com 458 m2 e a ampliação da área de ginásio para a prática de Educação Física, através de painéis de correr. Quanto ao refeitório definiu-se uma área para 132 crianças sentadas. Os trabalhos de reabilitação da cozinha com 56m2, implicaram a reorganização espacial. Já as 12 salas de aula, com 68m2 cada, foram reabilitadas de modo a proporcionarem melhores condições para os alunos e professores. Foi substituído o revestimento de pavimento com material vinílico em rolo, foram colocados painéis em corticite para afixação de trabalhos / anúncios, procedeu-se à pintura de paredes e tetos e foram colocados estores.

No exterior, o pavimento, anteriormente em asfalto, foi substituído por betão; os problemas existentes com as raízes das árvores foram resolvidos; a pintura de todas as superfícies rebocadas, muros e paredes/empenas a poente e gradeamento; a execução de compartimento para resíduos sólidos e a colocação de um campo de futebol de relvado sintético.

Compartilhar este post