Castêlo da Maia GC: 50 anos de história

Castêlo da Maia GC: 50 anos de história

Fundado em 1973, o Castêlo da Maia Ginásio Clube é, atualmente, um dos maiores e mais antigos clubes do concelho da Maia.

Recuando no tempo, um grupo de jovens introduziu, pela primeira vez, na freguesia do Castêlo da Maia uma modalidade, até então desconhecida ou praticamente desconhecida- o Voleibol. Desde então, o clube tem escrito a sua história com várias vitórias, tanto no masculino como no feminino.

Hoje, o Castêlo da Maia GC tem 50 anos e foram celebrados no dia cinco de fevereiro, com antigos e atuais atletas, assim como várias personalidades ligadas ao clube.

A cerimónia começou com o hastear de bandeiras, ao som da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia. Seguiu-se o descerrar da placa comemorativa dos 50 anos, onde é possível ler-se “O tempo passa, as pessoas mudam, mas os ideias permanecem”.

Após este momento, aproximou-se a altura de cortar o bolo e brindar ao clube maiato. Luís Azevedo, atual presidente do Castêlo da Maia GC esteve à conversa com o Jornal da Maia onde destacou o «esforço de toda a comunidade, da Câmara Municipal, dos patrocinadores, mas sobretudo dos pais e dos elementos que têm feito parte das diversas direções».

Já Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal relembra os tempos em que jogou voleibol e referiu que foi com «muito prazer ter vindo cá comemorar com este punhado de homens e mulheres que ganharam imensos títulos nacionais» acrescentando que «a Câmara, na minha pessoa, está aqui hoje a perpetuar essa história e a dizer que está aqui, ao lado do Castêlo da Maia GC para que ele, no futuro, seja um clube grande e que possa continuar a ganhar títulos e a servir a juventude da Maia e desta freguesia».

No seu discurso, Silva Tiago mencionou obras de requalificação no pavilhão onde treina o clube, as quais são bem-vindas, uma vez que «o pavilhão está a ficar muito degradado, não por falta de cuidado nosso, mas por falta de recursos e em conversa com o presidente da Câmara foi proposta uma solução, por ele, de requalificação do pavilhão» referiu Luís Azevedo.

Manuel Azenha, presidente da Junta de Freguesia do Castêlo da Maia foi um dos primeiros presidentes do clube maiato, onde deu 27 anos da sua vida. Recordando todos estes anos, o presidente contou ao Jornal da Maia que «antes de ter este pavilhão, andávamos a jogar em ringues de cimento ao ar livre, de inverno e de verão», mas depois de ter este equipamento «o clube teve um novo rumo, atingindo uma certa notoriedade». Apesar de todas as conquistas, o presidente acompanha com «alguma amargura este esforço todo de milhões de horas e noto que há um certo apagamento e manutenção» quanto ao apoio desportivo.

No que diz respeito à Taça de Portugal masculina, o presidente tem boas expectativas, «mas temos de ser realistas devido aos orçamentos de outras equipas, como a Fonte do Bastardo, o SL Benfica e o SC Portugal».

Compartilhar este post