Câmara Municipal da Maia recebe representante da União Europeia

Câmara Municipal da Maia recebe representante da União Europeia

Sofia Moreira de Sousa, maiata e representante da União Europeia esteve na Maia para partilhar a sua experiência.

O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, recebeu ontem ao fim da tarde, a representante da União Europeia, embaixadora Sofia Moreira de Sousa.

Na reunião, que decorreu no salão D. Pedro IV dos paços do concelho, a diplomata partilhou a sua experiência de mais de 20 anos em assuntos europeus, ao longo dos quais desempenhou funções enquanto embaixadora adjunta da UE na África do Sul, no período de 2014-2017; conselheira do secretário-geral adjunto do Serviço Europeu para a Ação Externa e conselheira política do representante especial da EU; (REUE)/embaixadora da UE junto da União Africana, em Adis Abeba, bem como do REUE para o Sul do Cáucaso. Trabalhou igualmente no Secretariado-Geral do Conselho da UE, na Agência Espacial Europeia e na Academia de Direito Europeu, em Trier.

Sofia Moreira de Sousa em conversa com Silva Tiago, opinou que «os municípios devem ter uma relevante palavra a dizer e serem uns importantes aliados na disseminação das ideias e das políticas europeias» e que é necessário «trazer Bruxelas para mais próximo dos cidadãos, tal como preconizado por uns dos princípios fundamentais do Tratado da UE, o princípio da subsidiariedade».

Concordando com a diplomata, Silva Tiago também afirma que «o Município da Maia está permanentemente recetivo à cooperação institucional com a União Europeia, através dos seus órgãos de poder e organismos com os quais mantemos uma relação regular no desenvolvimento dos inúmeros projetos que temos em execução e em planeamento».

O edil saudou com particular afeto a diplomata sublinhando a sua condição de maiata.

Compartilhar este post