Bispo do Porto preside ao Funeral do Padre Domingos Jorge
Faleceu ontem, dia 25 de setembro, com 79 anos, Domingos Jorge, Pároco da Maia. O corpo estará em câmara ardente a partir de hoje, dia 26 de Setembro, às 15h00, na Igreja de Nossa Senhora da Maia.
As exéquias fúnebres, celebrar-se-ão amanhã, quarta-feira, dia 27 de Setembro, pelas 14h30, e serão presididas por sua Excelência Reverendíssima D. Manuel Linda, Bispo do Porto.
O cortejo fúnebre seguirá para Cabreiros, Arouca.
Personalidades maiatas reagiram à notícia
Emília Santos, vice- presidente da Câmara Municipal da Maia
«O Bom Pastor
Durante mais de 30 anos, dedicou-se, por inteiro, à sua paróquia, à nossa cidade. Conhecia as nossas ruas, por onde fazia questão de caminhar para ir ao encontro das pessoas, para lhes sentir o pulsar da vida, das suas preocupações, para as escutar e para as orientar. O Padre Domingos Jorge sentia genuína alegria nesses momentos e dizia que um padre vive para isso, para ir ao encontro das pessoas e de caminhar com elas.
Ontem, o Padre Domingos Jorge iniciou um novo caminho, que o imortaliza na nossa memória coletiva.
Por altura da justíssima homenagem que o Município da Maia lhe dedicou, com a entrega da Medalha de Mérito do Município – Ouro, o Padre Domingos Jorge disse que a “vida é uma porta de saída”, sublinhando o que é, ou deveria ser, óbvio para todos: que estamos neste mundo de passagem. Daí a importância de aproveitarmos este tempo para darmos o melhor de nós em prol de quem nos rodeia, para contribuirmos para uma comunidade mais feliz e solidária.
O Padre Domingos Jorge fez das suas ações a força das suas palavras, com um indelével papel social. O Lar da Nazaré, de que foi mentor e obreiro, ou o restauro completo da Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho são apenas alguns, mas significativos, exemplos de um legado valiosíssimo e verdadeiramente inspirador.
Todavia, foi na vida de cada um de nós, que teve o privilégio de o conhecer e com ele aprender, que a sua influência terá sido ainda mais significativa. Como um bom pastor que cuida do seu rebanho, movia-o a vontade de estar com as suas gentes, encarando cada dia como um novo começo, um novo caminhar ao serviço da comunidade.
Por isso, talvez a melhor forma de honrarmos a sua memória seja a de continuarmos a caminhar para fazermos desde mundo um lugar melhor.
Obrigado, Padre Domingos Jorge, pelo tanto que deu à Maia e aos Maiatos».
Olga Freire, presidente da Junta de Freguesia Cidade da Maia:
«É uma tristeza. Era uma importante referência da Maia, próximo das pessoas, sempre disponível, não dificultava nada a ninguém, um homem empreendedor que elevou a Paróquia de S. Miguel da Maia e a transportou para o século XXI. Durante o seu mandato, teve sempre excelentes relações com a Junta de Freguesia. Sabíamos que estava doente, mas não esperávamos esta notícia. Estamos tristes com a partida de tão emblemática personalidade».
Paulo Ramalho, deputado na Assembleia da República:
«O padre Domingos foi um sacerdote que marcou muito a paróquia da Maia, não só pelo trabalho pastoral que desenvolveu, mas também pelos projetos que liderou, como a construção da Igreja Nossa Senhora da Maia e o Lar de Nazaré. Ainda me lembro do entusiasmo com que concretizou a instalação recente do órgão de tubos na Igreja Nossa Senhora da Maia. Era um homem que colocava grande vontade e paixão em tudo que fazia, era um trabalhador incansável. Tinha uma grande capacidade de realizar. Acreditava sempre que era possível. Era também um homem culto, com muito saber, por quem tinha muita estima e amizade. É um momento muito triste para a nossa comunidade.»
Márcia Passos, deputada na Assembleia da República:
«O Padre Domingos, como era conhecido, é o exemplo de que quanto mais valor o ser humano tem, mais próximo das pessoas ele está! O Padre Domingos é um exemplo a seguir, pelo empenho, pela dedicação, pela cultura, pelo saber e por ter sempre uma palavra amiga a quem dele se aproximava! Ficará para sempre no meu coração! Obrigada Padre Domingos!»
Câmara Municipal da Maia
«A Câmara Municipal da Maia expressa o seu profundo pesar pelo falecimento do Reverendíssimo Monsenhor Domingos Jorge Duarte do Aido, que ao longo de mais de três décadas foi Pároco da Paróquia de S. Miguel da Maia, na qual realizou um meritório trabalho social, nomeadamente no Lar de Nazaré, obra social dedicada aos seniores, da qual foi mentor e principal obreiro».
À família e à comunidade paroquial, a Câmara Municipal apresenta as suas mais sentidas condolências»
Biografia do Padre Domingos Jorge*
Nasceu a 16 de Julho de 1944 na freguesia de S. Mamede de Cabreiros, concelho de Arouca.
É o quarto, dos seis filhos do casal José Duarte do Aido e Olinda Jorge da Piedade. Viveu a infância no seio de uma família cristã, por tradição e por fé.
Fez os seus estudos nos Seminários da Diocese do Porto, sendo ordenado Presbítero, no dia 12 de Julho de 1970, na Sé Catedral do Porto, pelo Bispo D. António, de quem foi particular amigo e admirador, tendo celebrado a Missa Nova em 16 de Julho de 1970, na sua Terra natal.
Foi Professor, e alguns anos Ecónomo e Director, no Seminário do Bom Pastor, durante vinte anos, exercendo outros cargos, tais como: Assistente Pastoral de casais e jovens; do CNE (Agrupamento de Escuteiros de Alfena) e prestando apoio assíduo a vários Párocos.
No dia 28 de Outubro de 1989 foi nomeado, por D. Júlio, Administrador Apostólico da Paróquia da Maia, continuando como Docente e Ecónomo no Seminário do Bom Pastor.
Devoto de Nossa Senhora desde jovem, dedicou-lhe as Igrejas e Capelas nas Paróquias por onde passou: Nossa Senhora do Amparo, Nossa Senhora da Paz e Nossa Senhora da Maia.
Promoveu o Restauro total da Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho, hoje proclamado Santuário, a seu pedido.
No ano 2000 frequentou a Universidade Católica, Porto.
Em 28 de Outubro de 2003 defendeu a tese de Licenciatura em Teologia Dogmática subordinada ao tema: Morrer em Cristo. Foi classificado com Distinção. Foi um dos arguentes o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.
Em 2009 foi convidado ao Doutoramento pela Universidade Católica, frequentando 4 semestres como acesso à Tese de Doutoramento que será sobre a Escatologia ou os Novíssimos. Está sendo acompanhado pelo Professor Doutor Abel Canavarro.
As atividades Pastorais estão em primeiro lugar, não só as da Paróquia da Maia, mas as de Gemunde para onde foi nomeado em 26 de Fevereiro de 2002.
Para além das Paróquias é Membro do Conselho Presbiteral da Diocese do Porto, Assistente do Núcleo Litoral do C.N.E. e Capelão da Santa Casa da Misericórdia da Maia.
*Paroquiadamaia.net