“Arte Redonda” é o projeto que envolve a população nas artes plásticas

“Arte Redonda” é o projeto que envolve a população nas artes plásticas

Escola Dramática e Musical de Milheirós Maia desenvolve projeto, direcionado a toda a população, onde o objetivo é criar arte através do lixo.

O projeto “Arte Redonda- espaço de descoberta das Artes Visuais” foi dado a conhecer no passado sábado, dia cinco de novembro. A apresentação decorreu na Escola Dramática e Musical de Milheirós Maia (EDMMM) e contou com a presença de Manuel Luís Carvalho, presidente da direção da EDMMM; Manuel Ribeiro, artista plástico maiato e diretor artístico do projeto; Maria Castro Neves, presidente da Junta de Freguesia de Milheirós; Ilídio Fontes, escultor; colegas e amigos.

O nome “Arte Redonda” surge através do conceito económico de Economia Circular, que se baseia na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Manuel Carvalho conta ao Jornal da Maia que o objetivo deste projeto é «pegarmos em materiais que estão em fim de vida e dar-lhes uma nova vida».

Para isto, o presidente contactou Manuel Ribeiro, artista plástico maiato. Conhecido por transformar lixo em arte, o escultor aderiu a este projeto e vai ensinar à população «de todas as idades como é que se pode trabalhar diversos materiais» diz Manuel Carvalho.

No fundo «o projeto baseia-se em chamar a comunidade maiata para serem coautores de uma escultura, de grandes dimensões que iremos fazer (…) certamente que não irá passar de despercebida» refere Manuel Ribeiro.

Maria Castro Neves afirma ao Jornal da Maia que a «Junta de Freguesia de Milheirós irá apoiar e valorizar todo este projeto» parabenizando a EDMMM pela iniciativa. A presidente chama ainda a atenção para os tempos em que vivemos, referindo que estar na altura de «valorizar aquilo que muitas vezes é resíduo (…) é uma oportunidade que se dá à população para que possam vir até cá».

O escultor Ilídio Fontes também fez questão de marcar presença neste momento. Considerado um professor para Manuel Ribeiro, o escultor demonstrou-se surpreendido e entusiasmado pelo que a Escola está a desenvolver e quis vir até à terra onde nasceu para conhecer este projeto.

A EDMMM será o local onde as pessoas poderão reunir-se todos os sábados para desenvolver uma escultura que, futuramente, irá ser instalada na freguesia de Milheirós. A primeira peça irá ter uma ligação à instituição e trata-se de um piano que irá ser instalado numa pequena praceta, em frente à Maiambiente, onde se inicia a Rua da Escola Dramática.

“Arte Redonda” conta com o apoio da Câmara Municipal da Maia; Junta de Freguesia de Milheirós; Maiambiente e Norcicla que irão disponibilizar os materiais.

Menção Honrosa:

Na décima edição do Prémio MSD| Maia José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social, prémio que visa o trabalho desenvolvido por pessoas coletivas, que se tenham destacado no âmbito de ações de responsabilidade socialmente ativa, em território nacional, a Escola Dramática e Musical de Milheirós da Maia destacou-se devido ao seu projeto “Arte Redonda- espaço de descoberta das Artes Visuais”. No dia seis de julho, a EDMMM recebeu a Quarta Menção Honrosa no Centro Cultural de Belém, das mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e da antiga primeira dama, Maria Cavaco Silva.

Foi com o valor monetário deste prémio que se procedeu à inauguração e desenvolvimento deste projeto. Segundo Manuel Ribeiro «sem este apoio não conseguíramos começar nada porque as coisas não caem o céu, o trabalho tem que se pagar (…) este prémio vai ser a rampa de lançamento deste projeto».

Compartilhar este post