Escola em Milheirós “Espaço de descoberta das artes visuais”

Escola em Milheirós “Espaço de descoberta das artes visuais”

Escola Dramática e Musical de Milheirós Maia trabalha a arte e a cultura como impulsionadoras do desenvolvimento social. Projeto desenvolvido pela Escola foi distinguido com Menção Honrosa.

Nascida a 1928, a Escola Dramática e Musical de Milheirós Maia (EDMMM) é uma associação cultural e recreativa, sem fins lucrativos, que desenvolve o seu trabalho na área das artes.

Em 2008 foi agraciada com a Medalha de Mérito Cultural e Educativo da Junta de Freguesia de Milheirós e ainda é membro associado da Federação das Coletividades do Distrito do Porto, da Fundação INATEL e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia.

Direcionada para as artes, a EDMMM incorpora o fomento, preservação, valorização, promoção e desenvolvimento das artes performativas, visuais e de rua; o incremento de várias atividades de animação; a acessão da inclusão social, através de ações que garantam a participação igualitária de todos na sociedade.

Para a EDMMM as artes visuais (desenho, pintura, escultura, cerâmica, entre outras) são artes que chamam a atenção e evocam emoções, tanto em quem as trabalha, como em quem delas usufrui. Assim, a Escola pretende criar um “Laboratório Criativo” para quem gosta desta área, onde podem desenvolver o seu potencial criativo e inovador. Segundo Manuel Luís Carvalho, presidente da EDMMM, o projeto pretende ser promovido nas escolas inseridas na área geográfica da instituição, nomeadamente nas EB1 Monte das Cruzes, EB1 Monte Calvário e EB/S do Levante da Maia.  

Projeto “Arte Redonda- espaço de descoberta das Artes Visuais”

Na décima edição do Prémio MSD| Maia José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social, prémio que visa o trabalho desenvolvido por pessoas coletivas, que se tenham destacado no âmbito de ações de responsabilidade socialmente ativa, em território nacional,  a Escola Dramática e Musical de Milheirós da Maia destacou-se devido ao seu projeto “Arte Redonda- espaço de descoberta das Artes Visuais”. No dia seis de julho, a EDMMM recebeu a Quarta Menção Honrosa no Centro Cultural de Belém, das mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e da antiga primeira dama, Maria Cavaco Silva.

Manuel Ribeiro, artista plástico maiato é diretor artístico do Laboratório Criativo, onde colabora diariamente. Com o valor pecuniário do prémio referido acima, Manuel Ribeiro lançará, na Escola Dramática e Musical de Milheirós Maia, o projeto “Arte Redonda” no dia cinco de novembro, pelas 15h00.

Trata-se de um projeto onde as pessoas podem criar a sua própria arte, que posteriormente irá ser instalada em diversos espaços públicos da freguesia, nomeadamente nas escolas, praças e jardins, permitindo assim «visitação continuada e tornando o ambiente mais agradável e esteticamente mais interessante».

Com a realização deste projeto, a EDMMM tem como objetivos alterar os hábitos culturais para reduzir a geração de resíduos; reutilizar os que simplesmente não conseguimos evitar de produzir e reciclar, transformando um resíduo em algo, de novo. Trabalho esse que já é desenvolvido por Manuel Ribeiro, que ainda há pouco tempo venceu um concurso, onde o maiato fez do lixo a sua arte.

Para além destes objetivos, a Escola quer adotar comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos, tanto interno como externo. O projeto artístico pretende também “reforçar a identidade cultural e o envolvimento cívico da comunidade, com a missão de criar, apoiar e promover uma comunidade inclusiva, transformando e enriquecendo a vida das pessoas através da experiência compartilhada das artes”.

Segundo o presidente da instituição, o «desenvolvimento integral da ação, passa por financiamento que procuramos e solicitamos já à Câmara Municipal da Maia e a outros organismos públicos e privados, aguardando-se destes a tramitação dos processos e dos quais esperamos ansiosamente que algum deles possa reconhecer (como o Prémio MSD| Maria José Nogueira Pinto) o mérito deste trabalho e atribuir o solicitado apoio».

Compartilhar este post