Apresentação do Maia Hoje aos alunos da EB Cidade Jardim

Apresentação do Maia Hoje aos alunos da EB Cidade Jardim

A convite de Elsa Silva, professora na Escola Básica Cidade Jardim, o Maia Hoje foi explicar aos alunos do segundo ano, como é que desenvolve o seu trabalho. 

«Durante o mês de março, os mais pequenos têm estado a trabalhar o tema “Os media” em CRIA + e surgiu a ideia de criar um jornal da escola com notícias que as crianças vão descrever ao longo do mês» explica esta professora. Ao folhear as páginas com artigos desenvolvidos pelos alunos, podem ler-se várias notícias sobre diversas situações que aconteceram de verdade ou simplesmente inventadas por eles.

Sob olhares atentos e curiosos, durante sensivelmente uma hora, captamos a sua atenção e pudemos explicar, numa linguagem acessível, que o Maia Hoje, já com 23 anos de história, conta com milhares de notícias editadas.  Mostramos as diversas áreas de trabalho do jornal e as temáticas que aborda, passando pelo processo de investigação, pesquisa, entrevistas no terreno, produção de texto, escolha de imagens até à sua edição, impressão e posteriormente pela distribuição em banca, pelo envio pelo correio para os assinantes, diversas associações, coletividades, estabelecimentos de ensino e outras empresas do concelho. «Todo este trabalho, elaborado por jornalistas, requer muito tempo e empenho, e com o intuito também de combater as notícias falsas (fake news) que circulam a toda a hora pelas redes sociais» refere a professora aos seus alunos.

Os meninos puderam então ter contacto com o jornal físico, folheá-lo, colocar questões. Com o microfone, tiveram a oportunidade de se entrevistarem. Segundo a professora «Foi um momento descontraído, divertido e de partilha de conhecimento muito interessante. Os meninos estiveram atentos e entusiasmados e alguns referiram até, que era pelo jornalismo, que gostariam de seguir no futuro na sua vida profissional».

No final, o Maia Hoje ofereceu um jornal a cada aluno para que estes pudessem alargar esta experiência em casa com os seus pais e irmãos. As jornalistas receberam vários abraços e uma flor como sinal de agradecimento. Foi bastante gratificante esta experiência. Obrigada!

Compartilhar este post