APAV regista 1 626 processos de cibercriminalidade

APAV regista 1 626 processos de cibercriminalidade

Hoje celebra-se o Dia Internacional da Internet Segura. Para assinalar esta data, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) apresenta as estatísticas de 2021 da Linha Internet Segura.

Com o objetivo de promover uma utilização segura da internet por todas as pessoas é comemorado, a oito de fevereiro, o também conhecido “Safer Internet Day”.

Como membro do Consórcio Internet Segura (CIS), a APAV coordena a Linha Internet Segura, um serviço telefónico de apoio à vítima de cibercrime. Esta linha presta apoio nas vertentes de denúncia de conteúdos ilegais na internet e de apoio a questões relacionadas com o uso das tecnologias e a vítimas de cibercrime.

Num ano em que ainda continua a pandemia covid-19, «a Linha Internet Segura registou um aumento do número de cibercriminalidade online, num total de 1.626 processos, nas duas vertentes: atendimento (helpline) e denúncia (hotline)» diz a APAV.

Segundo as estatísticas, «verificou-se um grande aumento nos contactos denunciando formas de violências associados à ameaça de partilha de conteúdo íntimo, um total de 134 contactos referentes a situações de sextortion (forma de violência em que a vítima é coagida a enviar mais conteúdo íntimo ou quantias em dinheiro, para evitar que o/a agressor/a envie imagens ou vídeos íntimos seus)».

De acordo com o documento, divulgado pela APAV, as idades das vítimas mais afetadas variam entre os 35 e os 44 anos.

Hoje, dia oito de fevreiro, realiza-se um debate, com o tema “Tu és Tu online”, o webinar vai trazer para debate questões como inteligência artificial, ética digital, machine learning, manipulação digital, algoritmo e privacidade online. Mais informações aqui.

A Linha Internet Segura está disponível através do número 800 21 90 90 (dias úteis entre as 9h e as 21h) ou do e-mail linhainternetsegura@apav.pt. O apoio é confidencial e gratuito.

Compartilhar este post