Afonso de 12 anos procura dador de medula óssea
A família de Afonso, um rapaz de 12 anos natural de Guimarães, lançou um apelo público à inscrição de novos dadores de medula óssea, após o jovem ter sido diagnosticado com aplasia medular, uma doença rara que compromete a produção de células sanguíneas na medula óssea. Afonso encontra-se internado no Centro Materno-Infantil do Norte, no Porto.
Segundo a família, após vários exames, não foi encontrada compatibilidade entre os familiares próximos. Assim, a única possibilidade de tratamento passa por identificar um dador compatível através das bases nacional e internacional de doação. Para isso, reforçam, é essencial aumentar o número de pessoas inscritas como potenciais dadores.
O processo de inscrição é simples e pode ser determinante não só para Afonso, mas para qualquer pessoa que dependa de um transplante de medula óssea.
No dia 13 de dezembro, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação estará em Felgueiras, Gondomar e Porto para a recolha de dadores de medula óssea.
Podem inscrever-se como dadores pessoas entre os 18 e os 35 anos, saudáveis e que nunca tenham recebido transfusões de sangue.
Para esclarecimentos adicionais ou para iniciar o processo de registo, os interessados podem contactar diretamente a família através do número 937 237 646 (Isabel Ribeiro, mãe de Afonso).




