Aeroporto Francisco Sá Carneiro terá mais rotas e ligações aéreas

Aeroporto Francisco Sá Carneiro terá mais rotas e ligações aéreas

Em 2023, só nos primeiros três meses, foi ultrapassado o número de operadores a voar com destino ao Porto.

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, segundo o portal Porto.pt, prestou serviço a 12,6 milhões de passageiros em 2022, um acréscimo de 116,3% em relação a 2021, ano que ficou marcado pela pandemia. Mesmo assim, os números não foram tão altos como em 2019. Nesse ano passaram pelo aeroporto do Porto cerca de 13,1 milhões de pessoas.

Este aumento do número de passageiros, transformou o aeroporto do Porto no maior do Noroeste Peninsular, ultrapassando a soma dos aeroportos de Santiago de Compostela (mais de 3,2 milhões de passageiros), Corunha (mais de 963 mil) e Vigo (mais de 953 mil).

De acordo com a mesma fonte, isto deve-se à aposta das várias companhias aéreas internacionais neste aeroporto. Em 2023, só nos primeiros três meses, foi ultrapassado o número de operadores a voar com destino ao Porto.

Neste verão, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com mais 14 rotas, com um aumento de ligações áreas, incluindo as de longo curso, e ligações à Islândia, Letónia e Israel. Segundo a Câmara Municipal do Porto também haverão mais companhias aéreas a servir o aeroporto, entre elas, airBaltic, Norwegian, Play, SAS Scandinavian Airlines, Sun D’Or e Austrian Airlines. Assim, passam a ser 31 companhias aéreas a servir este aeroporto.

Em comunicado, a ANA Aeroportos Portugal/ Vinci Airports disse que «o Porto é cada vez mais uma porta de entrada essencial para o turismo regional e nacional», acrescentando ainda que «a ANA continua a trabalhar no seu compromisso com a região Norte, ao atrair mais rotas e conetividade nesta estação, essenciais para o desenvolvimento e sustentabilidade da atividade turística e económica regional e nacional».

Ainda no comunicado, a gestora dos aeroportos, declarou que «o Aeroporto do Porto continua a aumentar com sucesso as ligações aos principais destinos turísticos, sendo França, Espanha, Suíça, Reino Unido e Alemanha, os principais mercados de passageiros dos aeroportos fora de Portugal».

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro ainda recebeu vários prémios internacionais, entre os quais, o reconhecimento pela ACI – Airport Council Internacional como sendo o melhor da Europa na categoria de 5-15 milhões de passageiros no que diz respeito à qualidade de serviço.

Joana Sousa e Silva, trainee
Bruna Pinto Lopes, jornalista

Compartilhar este post