Acro Clube da Maia assina protocolo com o Cirque du Soleil
O Acro Clube de Maia (ACM) assinou esta segunda-feira, 12 de maio, um Memorando de Entendimento com o Cirque du Soleil, dando corpo a uma relação entre as duas entidades que já dura há 10 anos.
No documento, as partes comprometem-se a criar um plano de desenvolvimento de artistas e atletas em disciplinas selecionadas a serem identificados, bem como proporcionar oportunidades para que esses mesmos talentos tenham palcos de grandes audiências.
A parceria inclui igualmente uma colaboração bidirecionada para um nível mais elevado de educação em desempenho humano, através de mentoria entre pares, por treinadores de ginástica acrobática e artística, coreógrafos acrobáticos e outros especialistas.
José Carlos Ribeiro, presidente do ACM, mostrou-se orgulhoso em mais um momento histórico para o Clube e para a ginástica portuguesa «esta parceria entre o Cirque du Soleil e o ACM, que já dura há uma década, é um enorme motivo de orgulho para nós. Saber que, do outro lado do Atlântico, uma das maiores companhias de entretenimento do mundo, repara no que este jovem clube tem vindo a fazer para desenvolver a Ginástica só pode ser um motivo de orgulho e um sinal que algumas coisas andaremos a fazer bem».
O presidente destacou ainda a importância desta companhia multinacional «se pensarmos que o ACM tem 20 anos, podemos dizer que, em metade desse tempo, o Cirque du Soleil é um parceiro empenhado em promover a Ginástica Acrobática e que está atento a quem, como nós, tudo faz para tornar a modalidade mais visível, elevando a qualidade dos seus ginastas, inovando e melhorando constantemente as condições de prática».
De recordar que Jéssica Correia e Tiago Figueiredo, antigos ginastas do ACM, trocaram a Maia pelo Quebéc, sede do Cirque du Soleil, para integrar as equipas de artistas residentes.
Este é o caminho que Frederico Silva, de 25 anos, vai agora fazer. O base da quadra campeã da Europa em 2019 e vencedor da Taça do Mundo da Maia em 2020, tem à sua espera no Quebéc um programa intensivo de dois meses para fazer parte da equipa do Cirque du Soleil.