«A Maia tem cheiro próprio, traz-me de volta à minha infância, sentimento especial que ninguém me pode tirar»

«A Maia tem cheiro próprio, traz-me de volta à minha infância, sentimento especial que ninguém me pode tirar»

No passado sábado, dia 10 de julho, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia, foi realizada mais uma cerimónia de entrega de Condecorações Honorificas aos cidadãos, entidades e Instituições que contribuíram para o crescimento e engrandecimento do concelho.

Durante a cerimónia, o “Quarteto Lusitanae Ensemble” interpretou a obra “Solenis A.L”, composta por Victor Sampaio Dias, bem como as músicas “Maia Terra Mater Vita Honinum” e “Rouxinolândia”, que tiveram as suas estreias absolutas na Cerimónia, bem como a obra “Omnia Vincit Amor”, que teve a sua estreia pública.

Em proposta de agraciamento, submetida em reunião da Câmara Municipal, o presidente do Município, António Silva Tiago, explica que «o reconhecimento a personalidades, entidades e instituições, constitui uma obrigação e uma incumbência da Câmara Municipal para todos os que, pela sua ação e feitos meritórios, se distinguem nos contributos que dão para o desenvolvimento, para a promoção e para o bem do Município».

No total, foram 12 pessoas que receberam as Condecorações Honorificas. Estes prémios consistem em medalhas de ouro, dividida em três categorias: Medalha de Honra do Município da Maia, Medalhas de Mérito e medalha de Serviço Público.

As Medalhas de Honra são concedidas «aos titulares de órgãos de soberania nacionais ou estrangeiros e personalidades de reconhecido mérito, prestígio e relevo, que se desloquem em visita de caráter oficial ao Município da Maia. Sendo também concedidas a pessoas singulares ou coletivas que se notabilizem por altos méritos e excecionais feitos cívicos prestados ao pais, ou ao Município da Maia».

A medalha de mérito é entregue «a pessoas singulares e coletivas que se tenham distinguido ou notabilizado pelos seus contributos no campo social, económico, cultural, desportivo ou em atividades que visem o fortalecimento e enriquecimento da cidadania, justificando assim esse reconhecimento».

Por fim, a medalha de mérito de serviço público é concedida a «todas as pessoas singulares que se aposentaram em tempo não antecipado, ou por limite de idade, e que tenham servido com reconhecido mérito, zelo e dedicação enquanto funcionários, a Câmara Municipal da Maia, os serviços Municipalizados de água e saneamento da Maia, as entidades empresariais municipais da Maia, ou as empresas Municipais da Maia».

António Silva Tiago, presidente do Município, caracteriza esta cerimónia como «uma prática de atribuição de condecorações honorificas, com justo e ponderado critério e solenidade condizente ao merecimento cívico dos distinguidos», acrescentando que «muitas pessoas e instituições, na Maia, adquiriram relevância e se destacaram pela atividade que de desenvolvem nas áreas em que atuam».

O autarca também considera que «a Maia tem um conjunto de personalidades que são de elevadíssima importância».

Miguel Araújo, cantor e compositor, foi um dos condecorados a receber uma medalha de ouro de Mérito. O artista Maiato, nascido em Águas Santas, quis revelar ao Jornal da Maia que considera «uma alegria estar aqui, ver esta cidade com tão bom aspeto, evoluída, airosa e verde». De acordo com o cantor «a Maia tem o seu cheiro próprio (…) traz-me de volta à minha infância e é bastante nostálgico», acrescentando que «este sentimento é algo especial que ninguém me pode tirar», disse o artista.

Galardoados de 2021

Medalha de Serviço Público
Francisco Manuel Correia Lemos

Medalhas de Mérito (Ouro)
Ana Filipa da Silva Martins
Bruno Miguel Borges Fernandes
Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Maia
Francisco Henrique Moura George
Maria Cláudia Teixeira de Azevedo
Maria de Fátima Pereira de Azevedo Gramaxo
Maria Manuela Nogueira Lage
Miguel Ângelo Santos Esteves Rodrigues
Miguel Costa Pinheiro de Araújo Jorge
Victor Manuel Martins Sampaio Dias

Medalha de Honra
Centro Hospitalar Universitário de São João

Compartilhar este post