Maia atinge 100 kg/ habitante de recolha de resíduos recicláveis
É a segunda vez que o município atinge este indicador e o primeiro a conseguir este resultado.
A Maiambiente anunciou esta tarde, dia 10 de janeiro, que o município atingiu no pretérito mês, os 100 kg (por habitante e por ano) de resíduos de embalagens/plástico, papel/cartão, vidro e metais recolhidos seletivamente.
É a segunda vez que a Maia atinge este indicador, tornando-o o primeiro município a conseguir este resultado, posicionando-a ao nível das melhores cidades da Europa, refere a Maiambiente, destacando o modelo de recolha seletiva porta-a-porta, implementado na Maia, metodologia que acreditam ser a melhor para alcançar as metas nacionais, até 2030. Todos aqueles recursos são enviados para reciclagem, regressando à cadeia produtiva enquanto matéria-prima para fabricar novos produtos, um exemplo de economia circular.
Segundo a Maiambiente «a estratégia na gestão de resíduos urbanos, ao longo dos anos, tem contribuído, de forma determinante, para o percurso do município da Maia rumo à sustentabilidade integral».
A presidente do conselho de administração da Maiambiente, Marta Peneda, explica «este é mais um facto que nos deixa orgulhosos no trabalho que a Maiambiente tem desenvolvido, ao longo dos anos, na gestão dos resíduos urbanos, mas também na adesão sempre crescente da população maiata aos nossos projetos. Só com o contributo de todos – famílias, empresas e colaboradores – é possível colocar o município da Maia no topo das cidades portugueses mais sustentáveis e afirmá-lo como a referência nos indicadores de resultado e no cumprimento das metas do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030)».


