“AQUI VIVES TU” garante habitação para sem-abrigo
A Associação Trata-me por TU oficializou a implementação plena do projeto “AQUI VIVES TU – Apartamentos Partilhados”, uma resposta inovadora de acolhimento destinada a pessoas em situação de sem-abrigo ou em carência habitacional no concelho da Maia. Em funcionamento desde março, a iniciativa nasce de uma parceria estratégica com a Espaço Municipal – Empresa Municipal da Maia, que assegura a disponibilização e gestão de dois apartamentos.


Com capacidade para acolher 10 pessoas, o projeto garante habitação digna em regime partilhado, acompanhada por um apoio técnico especializado e contínuo. A intervenção centra-se no desenvolvimento da autonomia dos residentes, na promoção da estabilidade emocional e na facilitação da sua reintegração social. O acompanhamento inclui apoio na organização da rotina, gestão doméstica, desenvolvimento de competências pessoais e sociais, bem como ligação a oportunidades de formação, emprego e cuidados de saúde.
Financiado pelo Instituto da Segurança Social, “AQUI VIVES TU” integra o conjunto de respostas de emergência e inovação social destinadas a pessoas em exclusão habitacional. Este apoio sublinha o reconhecimento institucional da importância de soluções integradas que aliem alojamento seguro a uma intervenção técnica qualificada e consistente.
Para a direção da Associação Trata-me por TU, o projeto representa «um modelo de acolhimento que acredita no potencial de cada pessoa e na força de um ambiente estável e acompanhado para transformar trajetórias de vida». Acrescentam ainda que a colaboração com a Espaço Municipal tem sido essencial para assegurar condições habitacionais adequadas, seguras e plenamente inseridas na comunidade.
Com os primeiros residentes já acolhidos, o projeto encontra-se em plena execução, reforçando o compromisso da Associação Trata-me por Tu e da Câmara Municipal da Maia — através da Espaço Municipal- na construção de respostas sociais que promovam dignidade, inclusão e oportunidades reais de mudança.



