Maia. K9H-CIOPS participa em exercício intenso de procura e salvamento de pessoas
A K9H-CIOPS- Corpo de Intervenção em Operações de Proteção e Socorro participou na nona edição do “Sar Day Exercise”, que se realizou em Valongo, entre os dias 7 e 9 de novembro.



Organizado pela Sar Team e pela Escola Portuguesa de Salvamento, este evento teve como tema principal a procura e resgate de pessoas desaparecidas, através da utilização de equipas K9, drones e equipas apeadas.
A realização deste exercício contínuo de 24 horas, onde o esforço prolongado, as condições variáveis e a pressão são idênticas aos cenários reais possibilita «testar e aperfeiçoar métodos de busca, melhorar a coordenação entre equipas e reforçar a eficácia das comunicações» começa por explicar Hermínio Jesus, coordenador operacional K9H-CIOPS. Além disso, o coordenador considera que «permite avaliar o desempenho de tecnologias como drones, sistemas de georreferenciação e ferramentas de gestão do terreno, garantindo a sua fiabilidade em contexto operacional» ao mesmo tempo «reforça os protocolos de segurança, preparando as equipas para lidar com fadiga, riscos ambientais e rotinas de rotação».
Hermínio Jesus conclui que um exercício como este «aumenta significativamente a capacidade de resposta, reduz falhas operacionais e melhora a probabilidade de localizar pessoas desaparecidas com sucesso».




