Maia é “Autarquia + Familiarmente Responsável” pela terceira vez consecutiva
Câmara Municipal da Maia foi, esta quarta-feira, distinguida, pelo terceiro ano consecutivo, com a Bandeira “Autarquia + Familiarmente Responsável”, atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), no âmbito de uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.
A distinção foi recebida em Coimbra pela vice-presidente da Câmara Municipal da Maia, Emília Santos, «reafirmando o compromisso do Município com políticas públicas orientadas para o desenvolvimento humano, social e familiar» começa por dizer a autarquia em comunicado enviado ao Jornal da Maia.
Para a Câmara Municipal esta bandeira representa «o reconhecimento independente de um trabalho consistente, assente na criação de condições que melhorem efetivamente a qualidade de vida de todas as famílias maiatas, das crianças aos seniores, dos agregados tradicionais às famílias numerosas, das situações de maior autonomia às que exigem maior apoio».
A autarquia diz ainda que o município «tem-se afirmado como um território que investe de forma contínua e estratégica» através da promoção de medidas que conciliam vida profissional, pessoal e familiar, «reconhecendo o papel central das famílias na construção de comunidades coesas, resilientes e sustentáveis». Acrescenta ainda «este percurso traduz-se em políticas municipais que consolidam o concelho como referência nacional em matéria de: inclusão e equidade social, através de respostas que abrangem diferentes contextos familiares; redes de apoio robustas, que asseguram bem-estar, proximidade e segurança comunitária; promoção do capital humano, valorizando a educação, o envelhecimento ativo, a parentalidade e o desenvolvimento integral de cada pessoa».
O reconhecimento agora obtido «reforça a visão estratégica do Município da Maia em matéria de desenvolvimento humano e social, colocando as pessoas e, em particular, as famílias no centro das decisões políticas».
Já a vice-presidente da autarquia, Emília Santos, sublinha que «esta bandeira é um estímulo para continuar a implementar políticas inovadoras e socialmente transformadoras. Na Maia, acreditamos que uma comunidade verdadeiramente forte constrói-se com famílias apoiadas, valorizadas e felizes».


