Maia foi palco da apresentação dos Prémios Deco
Os prémios Deco regressam para a sua terceira edição, uma iniciativa destinada às Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia que distingue projetos, políticas e estratégias locais dedicadas à proteção e apoio aos munícipes.
O arranque desta nova edição coincidiu com o Encontro da Rede de Parceiros DECO – Edição Norte e reuniu técnicos municipais, parceiros institucionais e representantes da DECO num programa dedicado à proteção do consumidor a nível local. Entre os oradores estiveram a Marta Peneda, vereadora da Câmara Municipal da Maia, Margarida Pinto, Vinay Pranjivan, André Regueiro e Joana Simões (DECO), bem como Sónia Passos, da Direção-Geral do Consumidor.
As candidaturas abriram a 17 de novembro e os vencedores serão anunciados em abril de 2026.
A edição de 2025 apresenta uma imagem renovada e oito categorias alinhadas com os principais desafios dos territórios: Habitação e Espaço Público, Bem-estar e Saúde Mental, Turismo, Políticas Verdes e Energia, Tecnologia e Inovação, Educação e Juventude, Imigração, Inclusão e Diversidade e Cultura e Lazer. O objetivo passa por reconhecer Municípios e Freguesias que desenvolvem iniciativas inovadoras, de impacto e proximidade, que respondam às necessidades mais prementes da população.
Para as Freguesias, as distinções dependem da pontuação obtida nas candidaturas: Menção Honrosa acima de 75 pontos e Prémio para 90 pontos ou mais.
«Os Prémios DECO distinguem os Municípios e Freguesias que colocam as pessoas no centro da ação, promovendo políticas públicas inovadoras e sustentáveis que melhoram a qualidade de vida de todos» disse André Regueiro, coordenador do Departamento de Parcerias e Desenvolvimento da DECO, sublinhando ainda o papel das distinções na criação de uma rede de boas práticas entre autarquias.
A avaliação das candidaturas será feita por um painel de cinco elementos por categoria, incluindo quatro avaliadores comuns e um especialista. Os vencedores recebem um troféu, um selo digital para divulgação e a possibilidade de integrar futuras iniciativas da rede DECO. As candidaturas decorrem até 31 de março no site oficial da iniciativa.
A DECO promove agora uma nova sessão regional, a Edição Sul, que terá lugar no dia 25 de novembro, em Mora, dando continuidade à partilha de conhecimento e ao reforço da cooperação entre municípios, freguesias e parceiros regionais.


