Candidatos do Bloco de Esquerda caminham pelo Rio Leça para denunciar poluição
O Bloco de Esquerda promove esta terça-feira, 9 de setembro, uma caminhada pelo Rio Leça para denunciar «a degradação ambiental, particularmente nos últimos meses, em que as descargas poluentes se têm multiplicado» explica o partido no comunicado enviado ao Jornal da Maia.
A iniciativa arranca às 16h00 na Ponte da Pedra, em Leça do Balio (Matosinhos), e termina no Parque Ponte de Moreira, na Maia.
A ação contará com a presença dos candidatos do Bloco às câmaras municipais dos concelhos atravessados pelo rio- Pedro Filipe Soares (Matosinhos), António Soares (Santo Tirso), Carlos Luís Ramalhão (Maia) e Nuno Miguel Silva (Valongo)- que vão percorrer a pé o trajeto, acompanhados por cidadãos que se queiram juntar. No final, está prevista uma comunicação pública de cada candidato e também de Marisa Matias, dirigente do Bloco de Esquerda.
Poluição persiste apesar dos avanços
Apesar dos esforços da associação intermunicipal Corredor do Rio Leça na despoluição, os problemas continuam a afetar gravemente o rio.
Em 2023, o avistamento de lontras chegou a ser celebrado como um sinal de recuperação ecológica, mas este verão, moradores voltaram a denunciar maus cheiros, morte de peixes e descargas ilegais, situação que levou o Jornal da Maia, o Maia Hoje e os outros órgãos de comunicação a reportar casos de indignação popular.