Alunos da Secundária da Maia premiados pela National Geographic com projeto sustentável
Estudantes da Maia criaram cápsulas que podem pôr fim ao plástico nas embalagens de higiene.

Quatro alunos do 12.º ano da Escola Secundária da Maia, em conjunto com três investigadoras do Departamento de Engenharia Química e Biológica (DEQB) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), desenvolveram uma «alternativa sustentável» para eliminar o plástico descartável nas embalagens de produtos de higiene.
Desenvolvido ao longo do último ano letivo por Nuno Aroso, Isabel Oliveira, Maria Toga e Vasco Cardoso, o projeto CLEA- Clean Choice, Clean Change, propõe cápsulas biodegradáveis e hidrossolúveis com gel de banho no seu interior, substituindo as tradicionais embalagens plásticas que, embora usadas por poucos segundos, permanecem no planeta durante séculos.
A inovação e impacto do projeto valeram-lhes, recentemente, o reconhecimento da National Geographic Society, em colaboração com a Paul G. Allen Family Foundation, no âmbito do Slingshot Challenge 2025. A CLEA foi distinguida como um dos 15 projetos juvenis mais promissores a nível mundial, entre mais de 2.700 candidaturas provenientes de 96 países. A equipa portuguesa foi a única selecionada no país, arrecadando o Significant Achievement Award e uma bolsa de 1.000 dólares.
Em território nacional, o projeto já soma mais de 10 prémios em concursos de inovação e empreendedorismo jovem, incluindo o “Prémio Atlântico Júnior”, o programa “Isto é uma Ideia”, o “Concurso Nacional de Jovens Empreendedores”, o “Mares Circulares”, o programa de Inovação Social da Fundação Santander, entre outros.
«Estes prémios refletem o potencial real da nossa solução e o impacto que acreditamos poder ter no combate ao desperdício de plástico» dizem os alunos.
Neste momento, os jovens empreendedores estão na fase final de desenvolvimento do protótipo e já iniciaram contactos com marcas da área da cosmética e higiene, com o objetivo de levar esta nova forma de embalamento ao mercado e contribuir, de forma concreta, para a transição ecológica.