Mais de 100 mil maiatos já estão abrangidos pelo sistema PAYT
A Maiambiente anunciou que mais de 100 mil maiatos já estão abrangidos pelo PAYT (Pay-As-You-Throw), vulgo princípio do poluidor-pagador. Trata-se de um sistema em que a tarifa é calculada em função do volume de lixo indiferenciado recolhido, e não do consumo de água.
Segundo a Maiambiente, a implementação deste modelo está a ser faseada, de acordo com a tipologia de habitação, tendo ocorrido a primeira fase em moradias unifamiliares, processo já concluído em 2023; a segunda fase teve como alvo os clientes de edifícios multifamiliares (em curso); e uma terceira fase dedicada a utilizadores de equipamentos coletivos na via pública, a concluir no 1º trimestre de 2026. Todas as fases são acompanhadas de campanhas de comunicação e sensibilização junto dos clientes, com a distribuição de folhetos, cartazes e outros meios, de modo a esclarecer a população para as alterações que são levadas a cabo.
Para assinalar esta conquista, a Maiambiente lançou uma campanha de reconhecimento do esforço de todos os envolvidos neste processo, nomeadamente, maiatos, colaboradores da empresa e parceiros. A campanha já se encontra espalhada um pouco por todo o concelho, com a disponibilização da mensagem “PAYT – Recicle Mais. Pague Menos – 100.000 habitantes” em outdoors, mupis, viaturas e outros meios de promoção.
A presidente do conselho de administração da Maiambiente, Marta Peneda, afirma que «o município está muito orgulhoso no trabalho que a Maiambiente tem desenvolvido, ao longo dos anos, na gestão dos resíduos urbanos e na recorrente e renovada sensibilidade e adesão da população aos seus projetos. Fomos pioneiros na implementação deste modelo, o que significa que conseguimos disponibilizar um sistema mais justo, onde o munícipe só paga por aquilo que não recicla. Este é, claramente, um incentivo a práticas mais sustentáveis e amigas do ambiente, e um apelo claro à reciclagem».