Beatriz Carneiro leva a bandeira de Portugal aos Jogos Mundiais 2025
A ginasta Beatriz Carneiro, do Acro Clube da Maia (ACM), foi escolhida para ser uma das porta-estandartes da missão portuguesa nos Jogos Mundiais Chengdu 2025, que se realizam na China de 7 a 17 de agosto. A atleta, que integra a seleção nacional de ginástica acrobática, partilhará a honra com o canoísta José Ramalho.
O anúncio foi feito esta terça-feira, durante a cerimónia de apresentação oficial da Equipa Portugal, realizada na sede do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa. No evento, liderado pelo chefe de missão Filipe Jesus, marcaram presença os 53 atletas que vão representar o país em dez disciplinas distintas na 12.ª edição dos Jogos Mundiais.
«É um privilégio enorme! Estou muito contente por poder levar a bandeira nacional e representar, mais uma vez, Portugal. Não estava nada à espera. Quando disseram que seriam atletas que tinham sido medalhados na edição anterior e disseram o meu nome, comecei à rir de nervosismo, mas com uma sensação incrível» confessou Beatriz Carneiro.
Em Chengdu, Beatriz volta a competir ao lado de Inês Faria, com quem forma dupla feminina de ginástica acrobática do ACM.
Na última edição dos Jogos Mundiais, Birmingham 2022 (EUA), Beatriz Carneiro conquistou a medalha de prata, tendo repetido o resultado no Mundial que se realizou em Baku (Azerbaijão), no mesmo ano. Em 2024, já conquistaram o bronze na Taça do Mundo de Puurs, na Bélgica, e sagraram-se vice-campeãs da Europa na vertente de Equilíbrio, no Luxemburgo.
Sobre as expectativas para a prova na China, Beatriz é otimista «estamos muito bem preparadas. Estamos muito felizes e confiantes. Creio que vai correr tudo muito bem».
Os Jogos Mundiais são um evento multidesportivo organizado pela Associação Internacional dos Jogos Mundiais, que engloba várias das modalidades não-olímpicas reconhecidas pelo Comité Olímpico Internacional.
Portugal participa na competição desde 1981, em Santa Monica, nos Estados Unidos, e desde então conquistou 28 medalhas: seis de ouro, nove de prata e 13 de bronze.

