Ministro assina protocolo na Maia e homenageia setor agrícola
O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, deslocou-se à Maia para presidir à cerimónia de assinatura do protocolo de cooperação entre o Município da Maia e a Cooperativa Agrícola da Maia, um compromisso conjunto com a valorização da agricultura local, da paisagem rural e da sustentabilidade do território.
O ato contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago, e do presidente da direção da Cooperativa, António Lopes, que destacaram a importância estratégica da agricultura no concelho e a necessidade de continuar a apoiar os agricultores- em especial os jovens- como verdadeiros guardiões do território.
Durante a cerimónia, o ministro da Agricultura deixou palavras sentidas ao setor, sublinhando a importância das cooperativas, das organizações de produtores e da agricultura moderna para o futuro do país. Em declarações ao Jornal Maia Hoje, disse «o que me traz cá é o desenvolvimento rural, a força da agricultura, a homenagem que se presta ao agricultor, àqueles que trabalham todos os dias para nos darem alimentos a preços acessíveis e de grande qualidade. Nem sempre há a perceção da importância da agricultura. Eu costumo dizer que segurança alimentar significa, desde logo, comida na mesa, comida no prato».



José Manuel Fernandes realçou ainda que, perante os desafios geopolíticos da atualidade, a agricultura assume também um papel de garantia da autonomia estratégica da União Europeia. Nesse sentido, reforçou o compromisso do Governo em aumentar o rendimento dos agricultores, promover a renovação geracional e modernizar o setor “hoje o agricultor não é aquele que anda de enxada na mão, nem é um vilão. A agricultura está cada vez mais moderna, com robótica, com inteligência artificial».
A presença do ministro na Maia teve também um simbolismo claro de reconhecimento às autarquias que apostam na agricultura como eixo de desenvolvimento sustentável «a minha presença aqui tem este significado também de agradecer às Câmaras Municipais e, neste caso, ao presidente Tiago, o facto de colaborar, de procurar reforçar essa cooperação com as cooperativas. O presidente valoriza a agricultura para o desenvolvimento rural e sabe que o desenvolvimento rural e o urbano se conseguem conciliar» reforçou o ministro.
O protocolo agora formalizado visa apoiar a formação, os produtos locais, as cadeias curtas de comercialização e a sensibilização da sociedade para o consumo de alimentos de qualidade. O Presidente da Cooperativa, António Lopes, aproveitou a ocasião para apelar ao Governo pela simplificação dos processos de acesso a apoios, destacando a importância de criar condições mais favoráveis para os jovens que querem trabalhar a terra.
Já o presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago, sublinhou o carácter identitário da agricultura na Maia, um concelho que soube preservar o setor primário sem abdicar do desenvolvimento empresarial e urbano. Aproveitou ainda para lançar um desafio ao ministro «queremos trabalhar juntos para uma requalificação da paisagem florestal do concelho. Desejamos uma floresta diversa e resiliente, que reforce a sustentabilidade do nosso território».
A visita do ministro terminou com a reafirmação do compromisso do Governo em reforçar os apoios ao mundo rural, reprogramar os fundos do Portugal 2030, simplificar a burocracia e articular com o Banco de Fomento para melhorar o financiamento das cooperativas.
«Este protocolo é um exemplo do que deve ser feito. Quando autarcas e dirigentes associativos puxam no mesmo sentido, o resultado só pode ser o sucesso».



Fotos Jornal da Maia/ José Lopes