Teatro Art’Imagem reforça parceria internacional com espetáculos de Portugal, Uzbequistão e Ucrânia
O Teatro Art’Imagem associa-se, pelo terceiro ano, à MIT – Mostra Internacional de Teatro, organizada pela Companhia de Teatro de Braga em parceria com a ETA – Eurásia Theatre Association, que reúne representantes de estruturas criativas e de festivais de 23 países da Ásia e Europa (Índia, Azerbeijão, Bulgária, França, Geórgia, Itália, Cazaquistão, Tajiquistão, Quirguistão, Kosovo, Lituânia, Chipre Norte, Chipre Sul, Polónia, Países Baixos, Portugal, Roménia, Sérvia, Uzbequistão, Espanha, Turquia e Ucrânia).
No dia 23 de julho, o Fórum da Maia recebe, pelas 19h00, a Coprodução Companhia de Teatro de Braga / Teatro Nacional da Qashqadaryo, Karshi (PT/Uzbequistão) para a apresentação da pela “Pedido e Casamento”.
A CTB volta a Tchekhov nesta coprodução anos depois de criar A Gaivota. Estes dois textos (Pedido de Casamento e Boda) de Tchekhov, foram escolhidos para esta coprodução internacional, no âmbito da ETA- Eurasia Theater Association.
«Para o êxito deste projeto foi essencial também, para lá da imensa qualidade artística do elenco, a total abertura dos responsáveis, que permitiu, através da criação do Pedido & Casamento, o confronto de práticas, de metodologias e processos e, sobretudo, o reconhecimento de Culturas. Resultando daí, uma Comédia Delirante» refere a organização.
A entrada é livre.
No dia 25 de julho, o palco é a Quinta da Caverneira. Kherson Regional Academic Music and Drama theater named after Mykola Kulish (Ucrânia) apresentam, pelas 21h30, “Esta Maldita Verdade Amarga”.
«Confissão de um pai solteiro. Georgiy, tem um problema – está a afogar-se em mentiras até às orelhas. Querendo libertar-se deste pântano de mentiras, grava uma mensagem de vídeo na qual conta a sua difícil história: desde as suas primeiras memórias de infância até às gruas brancas que a sua filha Viktoriya faz de papel. Georgiy espera que, durante esta história sincera, consiga encontrar uma saída para a situação difícil e impedir a aproximação do seu Apocalipse pessoal e a destruição da confiança que a sua filha deposita nele».