Maia celebra o Sol com música

Solstício – Festival de Verão vai realizar-se no Parque da Cidade Desportiva a 21 de Junho.
A Câmara Municipal da Maia, através da Divisão de Cultura, pretende pela primeira vez, este ano, celebrar com música o dia mais longo do ano e marcar a chegada do Verão até porque a sua energia renovadora tem sido celebrada desde sempre com festas e eventos em que a música é a grande protagonista.
Para a Cultura da CM Maia «o Solstício – Festival de Verão é mais do que um festival, é um convite para celebrar a vida, o sol e a comunidade, numa atmosfera contagiante de alegria e partilha. Uma experiência inesquecível, onde o verão se torna palco de momentos mágicos».
Festival Visual e musical
O evento contará com dois concertos musicais imperdíveis, os GNR e David Fonseca, dois nomes incontornáveis da música portuguesa. Um dos grandes momentos da festa será também o deslumbrante espetáculo de Drones, que iluminará os céus com cor, movimento e emoção.
O local escolhido para este festival, celebração do dia maior do ano, foi o ambiente ao ar livre, verde e descontraído, do Parque da Cidade Desportiva. O início está previsto a partir das 21 horas.
O solstício de verão, é um fenómeno astronómico que ocorre quando um dos polos da Terra tem sua inclinação máxima em direção ao sol, o que acontece duas vezes por ano, uma vez em cada hemisfério, o que significa também o dia com o maior período de luz do dia.
No Hemisfério Norte, o solstício de Verão (porque a Terra orbita o Sol numa elipse e a sua velocidade orbital varia ligeiramente durante o ano), ocorre entre 20 e 22 de Junho, sendo desde a antiguidade celebrado com rituais e festivais, muitas vezes ligado às celebrações Sanjoaninas que ocorrem a 24 de Junho.
Antes de Cristo, muitas culturas celebravam o solstício de verão como uma época mágica. Acreditava-se que nesta data os poderes da natureza estavam no seu auge e, por isso, acendiam-se fogueiras para afastar os maus espíritos e atrair a boa sorte. Diz-se que com a chegada do cristianismo, a Igreja adaptou estas festividades pagãs. Desta forma, a noite de S. João, ficou ligada ao nascimento de João Batista, que, segundo a Bíblia, nasceu seis meses antes de Jesus Cristo.
O Solstício, segundo os astrónomos, ocorrerá no Hemisfério Norte no sábado, 21 de junho de 2025, precisamente às 03:41h.