Detidos dois maiatos por roubo e ameaça de jovens
O Comando Metropolitano do Porto, através da Divisão de Investigação Criminal, deteve no dia 28 de janeiro, em Ermesinde, dois indivíduos do género masculino, de 16 e 20 anos, desempregados e residentes em Águas Santas, por crimes de roubo.
No âmbito de uma investigação «foi possível reunir indícios suficientemente consolidados que apontam os arguidos como autores da prática de um crime de roubo agravado, pelo menos cinco crimes de roubo, um crime de roubo na forma tentada e dois crimes de coação na forma tentada» confirma a Polícia de Segurança Pública (PSP) .
Os detidos, já conhecidos pela prática de crimes contra a propriedade, estão indiciados por roubo de viatura TVDE e ainda uma outra situação semelhante onde se ficaram pela tentativa.
Segundo a PSP, para além destas situações, apresentavam um “modus operandi” muito característico, atuando em comunhão de esforços e procurando abordar jovens, a maioria estudantes, em locais com proximidade de faculdades, transportes públicos e em zonas balneares, onde sob ameaça de agressões físicas coagiam as vítimas a efetuar transferências monetárias através de aplicações bancárias (MBway maioritariamente).
Estão fortemente indiciados da prática de cinco roubos, ocorridos no mês de novembro de 2024, resultando numa apropriação ilegítima de cerca de 1.400 euros.
Foram apreendidos dois telemóveis aos suspeitos.
Um dos suspeitos já havia sido detido em novembro do ano passado, tendo-lhe sido aplicado a medida de coação apresentações periódicas às autoridades policiais.
Os detidos foram presentes à Autoridade Judiciária competente no dia 30 de janeiro que lhes aplicou a medida de coação de prisão preventiva até reunirem as condições para obrigação de permanência na habitação.