Maia, porta de entrada do Porto e Norte

Maia, porta de entrada do Porto e Norte

No passado sábado, dia 30 de abril, o Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu a apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo (PEDT) da Câmara Municipal da Maia.

Nesta cerimónia estiveram presentes, o vereador do desenvolvimento económico, relações internacionais e turismo, Paulo Ramalho; o vereador da dinamização territorial, Hernâni Ribeiro e o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins.

O PEDT tem como objetivo colocar a Maia como a porta de entrada do Porto e Norte e criar condições para que o nosso concelho se posicione como um destino turístico de referência. O Aeroporto Francisco Sá Carneiro está bem saliente no documento, uma vez que permite à Maia encontrar o seu posicionamento competitivo como entrada do Porto e Norte. Destaca-se que no Plano Estratégico “Maia 2028” está a “promoção da mobilidade e fluidez da circulação dentro do município e nas vias de comunicação com outras geografias”.

Também os Caminhos de Santiago estão evidenciados no plano estratégico, sendo reconhecidos como um produto turístico âncora da Maia, assim como os percursos pedestres que integram diferentes propostas de experiências de natureza na Maia.

Paulo Ramalho refere que «não pretendemos com este Plano Estratégico fazer um caminho solitário, desligado da estratégia maior da região de que somos parte integrante» acrescentando que «simplesmente não prescindimos da ambição de ter um papel mais ativo nessa estratégia regional, de procurar promover ofertas complementares e de afirmar o potencial dos nossos produtos endógenos e da nossa autenticidade». Por fim, o vereador demonstra confiança de que «podemos ser um destino capaz de oferecer experiências com elevado grau de autenticidade, inclusão, segurança e sustentabilidade, atributos cada vez mais valorizados pelo visitante», disse o vereador.

Compartilhar este post