LIGA: FC do Porto vence Marítimo (2-1) e mantém liderança

LIGA: FC do Porto vence Marítimo (2-1) e mantém liderança

Foi uma semana de perdas para o clube anfitrião. Primeiro o falecimento de Maria Amélia Canossa, a menina da rádio que deu voz ao hino do clube, a quem foi dedicado um minuto de silêncio, e hoje era confirmada a partida de Luís Diaz, o jogador mais valioso da equipa para o Liverpool.

Se a primeira é triste, mas tem de ser encarada com natural e inevitável, a segunda suscitou alguma polémica nas redes sociais por ter saído abaixo da cláusula de rescisão, mas sobretudo porque pode pôr em risco, quer a Liga, quer a prestação na Liga Europa.

Polémica à parte os Dragões apresentaram Pepê no lugar do colombiano e Grujic no do Uribe, que está em representação da sua seleção.

É verdade que não começaram com o fulgor dos últimos jogos em casa, mas aos 17m já estavam em vantagem no seguimento de uma jogada de combinação entre Evanilson a passar a Otávio que foi à linha cruzar rasteiro, aparecendo ao primeiro poste, Evanilson a desviar de calcanhar.

O Marítimo não se acanhou e logo a seguir Vidigal teve tudo para empatar mas rematou ao lado, depois de desviar de Diogo Costa já batido.

A partida continuou com ascendente portista, boas jogadas ao primeiro toque, e algumas oportunidades sem, contudo, alterar o resultado até ao intervalo.

No arranque da segunda metade logo no primeiro minuto a sociedade Otávio e Evanilson ia dando frutos com este a ficar frente ao guardião Paulo Vítor, que fez uma boa defesa para evitar ser batido. Mas não tardou o segundo, volvidos dois minutos, Bruno Costa centrou, Otávio rematou enrolado e a bola bateu e desviou no corpo de Pepê, que assim batia o guardião adversário.

Novamente não desmoralizou o Marítimo que em apenas três minutos voltava a restabelecer a diferença mímica, depois de remate cruzado de Rafik Guitane, com defesa para a frente de Diogo Costa, e a  bola a ficar solta para onde estava Edgar Costa que apenas precisou de emendar à boca da baliza, mesmo com Bruno Costa à ilharga.

Apesar do golo, os Dragões não vacilaram e voltaram a instalar-se no meio contrário, com uma perdida de Otávio logo a seguir, mas foi sol de pouca dura, pois lentamente foi a vez do Marítimo responder e colocar a incerteza no resultado até ao último minuto, incluindo algumas oportunidades.

Os Dragões foram fazendo essa gestão com algumas incursões e pelo menos duas oportunidades, a última das quais por Francisco Conceição a desviar de cabeça, com intenção, nas por cima da baliza.

Com este resultado o FC do Porto mantém a liderança e a senda vitoriosa, mas esta noite com menos brilho a que não é alheia a falta do artista até aqui principal, Luís Diaz.

Já para Sérgio Conceição foi o seu jogo 250 como treinador do FC do Porto, ficando agora apenas a 4 de Artur Jorge, numa tabela liderada por José Maria Pedroto, e simultaneamente o jogo 1000 da sua carreira profissional como jogador e treinador. Na sala de imprensa não faltou a pergunta inevitável sobre Luis Diaz, a que respondeu com um lacónico, “…por vezes põe-se o aspeto financeiro à frente do desportivo…”.

Compartilhar este post